SMECD realiza encontro online com professores e diretoras das escolas municipais
Na quarta-feira, dia 05 de maio, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) de Derrubadas realizou um importante encontro virtual com os professores e diretoras das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.
Na oportunidade, a Secretária Cristiane Führ agradeceu a participação de todos e salientou a responsabilidade e o empenho que os professores e as equipes diretivas estão dedicando no planejamento e encaminhamento das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) aos estudantes da Rede.
“Estamos atendendo 100% dos nossos alunos, e isso só demonstra o comprometimento de todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem, que não medem esforços para organizar, todos os meses, o material que será encaminhado aos educandos, garantindo, assim, que todos tenham acesso igualitário à aprendizagem”, destacou a professora Cristiane.
Além do material impresso, os estudantes da rede, que possuem acesso a equipamento com internet, estão participando, semanalmente, de aulas online e realizando atividades pela Plataforma Virtual de Aprendizagem do Sistema de Ensino Aprende Brasil, o que enriquece as aulas e contribui ainda mais para o desenvolvimento dos estudantes.
Outro ponto importante abordado na Live fez referência ao Decreto do Governo do Estado, n.º 55.856, que determinou a classificação de bandeira vermelha para todas as cidades gaúchas, permitindo, assim, o retorno gradual dos estudantes às atividades escolares presenciais.
Em vista disso, foi exposta aos professores, a organização da SMECD para o retorno dos estudantes à presencialidade, planejado para ocorrer, na próxima segunda-feira, dia 10 de maio.
No final de abril a SMECD já havia se reunido com diretoras da Rede Municipal de Ensino para traçar planos diante de um possível retorno das aulas.
A Rede Municipal de Ensino pretende promover o retorno gradual e escalonado dos estudantes às escolas, considerando o atual cenário da pandemia, bem como, atendendo às normas de vigilância sanitária.
Vale ressaltar que cada unidade escolar realizará todas as adequações necessárias ao enfrentamento da COVID–19, conforme as orientações contidas no Plano de Contingência das escolas municipais, garantindo as condições sanitárias e ambientais para o retorno seguro de todos os profissionais e estudantes.
O retorno presencial será facultativo para as famílias, que poderão optar por permanecer na modalidade do ensino remoto.
A SMECD e as escolas municipais prepararam, ainda, um informativo com orientações gerais para pais e alunos e as diretoras realizarão reunião com os responsáveis antes do retorno presencial.
Cabe destacar, que as diretrizes traçadas para o retorno às aulas presenciais estão sendo planejadas e organizadas com cautela e responsabilidade.
Ao final da reunião, Cristiane Führ destacou que a família terá papel muito importante nesse processo de volta às aulas, sempre ao levarem seus filhos para a escola, devem respeitar todas as orientações, procurando manter o distanciamento, permitir que os profissionais afiram a temperatura do aluno, evitar circular dentro das dependências escolares e não levar o filho para a escola se este apresentar qualquer sintoma gripal.
A volta às aulas presenciais exige responsabilidade. Todos precisam fazer a sua parte, com base na escuta, diálogo, reciprocidade e empatia, para garantirmos a formação do aluno, o fortalecimento de amizades e a retomada da confiança e dos vínculos entre a escola, estudantes e famílias.
Estaremos todos cuidadosos, para que juntos possamos enfrentar os desafios que virão e deles sair mais fortalecidos.