Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

VI Conferência Municipal de Assistência Social é realizada no Município de Derrubadas

     Conferencia de Assistencia Social 1       Com o objetivo de avaliar e propor diretrizes para a implementação da política de Assistência Social, o Município de Derrubadas, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social e Conselho Municipal de Assistência Social, realizou na tarde da última sexta-feira, 17, a VI Conferência Municipal de Assistência Social.

            A gestão municipal esclareceu o processo de trabalho elaborado pela Secretaria Municipal e CRAS, bem como a articulação realizada com os usuários, buscando atender as necessidades e carências da comunidade. Além disso, houve o depoimento de três munícipes que são atendidos pelas ações do Centro de Referência da Assistência Social e também da Emater/RS-Ascar, em que destacaram a importância da assistência prestada aos munícipes.

            A tarde de debates teve como tema central “Consolidar o SUAS de vez rumo a 2016”, e contou com a explanação da Conselheira Estadual da Assistência Social e Coordenadora Estadual de Ações Socioassistenciais da Emater/RS-Ascar Isolete Bacca, que destacou os três temas e as cinco dimensões propostas pelo Conselho Nacional de Assistência Social, instigando os participantes a refletirem sobre os fatos voltados à realidade do município derrubadense.

            Após a palestra, os participantes foram divididos em grupos, que tiveram por objetivo avaliar e propor diretrizes para o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) pelos próximos 10 anos. A gestora da SMHAS Angelita Bomm dos Santos destaca que os participantes contribuíram com boas demandas, além de serem formuladas duas moções, que são propostas acordadas em conferência, que serão levadas para a Conferência Estadual de Assistência Social.

            A gestão da SMHAS e o Conselho Municipal de Assistência Social consideram que essa Conferência tem um papel muito importante, pois foi um momento de avaliação dos primeiros 10 anos da implantação do SUAS e também da  elaboração de diretrizes que nortearão as políticas públicas pelo próximo decênio.

            A Secretária Angelita destaca que o momento foi muito gratificante, pois a participação de entidades, conselheiros e, ainda mais, a presença do público de usuários de todas as ações e benefícios da secretaria, fez com que o debate rendesse um rico material, complementando àquele elaborado anteriormente pelo Conselho Municipal de Assistência Social e equipe da SMHAS.

            Essas diretrizes serão levadas à Conferência Estadual de Assistência Social, de 04 a 06 de novembro, e à Conferência Nacional, de 07 a 10 de dezembro, pelos delegados escolhidos na Conferência Municipal. Representando o órgão governamental foram escolhidos como delegados Sandra M. Dall’ Agnol (Titular) e Joel T. Führ (Suplente); representando entidades, Carlos R. Kirst (Titular) e Delires H. Kirst (Suplente) e usuários, Ledi Maria Kremer (Titular) e Natália Becker (Suplente).

            A Conferência teve a participação do Prefeito Municipal Almir José Bagega, Vice-Prefeito Alair Cemin, Vereadores, Secretários Municipais, Conselheiros Municipais de Assistência Social, Habitação, Educação, Saúde, Agricultura, Idosos e dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Emater/RS-Ascar, servidores municipais, usuários dos programas do CRAS e beneficiários eventuais da Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social.

Conferencia de Assistencia Social

Trabalhos em grupo debateram as diretrizes para os próximos 10 anos.

 

 

 

Redação: Andreia Primaz Eckhardt

Revisão: Cristiane Führ.

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 27 visitantes e Nenhum membro online