Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Orientação aos consumidores para compra de pescado

Orientação aos consumidores para compra de pescado

Com a proximidade da Semana Santa, este tipo de produto sempre demanda atenção especial dos consumidores. Nesta época do ano, quando a oferta também cresce, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Derrubadas, através do Médico Veterinário Leandro Carlos Ernzen, fiscal do Serviço de Inspeção Municipal SIM-POA, destaca algumas orientações importantes para que o consumidor realize a compra de pescado de forma adequada.

Primeiramente, atenção para a procedência. Mercadoria clandestina, sem procedência, é sinal de perigo. O peixe é um alimento saudável, mas muito sensível, razão para cuidados na hora da compra.

Logo após comprar o pescado no comércio, o ideal é que o transporte seja realizado sob refrigeração (caixas isotérmicas com gelo) até o domicílio. Sua conservação deve estar a 2°C, com tolerância até 4°C. Caso não seja possível, transporte-o rapidamente e acondicione sob refrigeração até o momento do preparo para consumo. O descongelamento deve ser feito no refrigerador, não em água corrente ou temperatura ambiente.

Características que atestam a qualidade do pescado:

Peixe Fresco:

  • Estar livre de contaminantes físicos (areia, pedaços de metais, plásticos e/ou poeira), químicos (combustíveis, sabão e/ou detergentes) e biológicos (bactérias, vírus e/ou moscas).
  • Aparência: ausência de manchas, perfurações ou cortes na superfície.
  • Escamas: devem estar bem firmes e resistentes, translúcidas (parcialmente transparentes) e brilhantes.
  • Pele: úmida, firme e bem aderida.
  • Olhos: devem ocupar toda a cavidade, estar brilhantes e salientes, sem a presença de pontos brancos ao centro do olho.
  • Membrana que reveste a guelra (opérculo): rígida, deve oferecer resistência a sua abertura. A face interna deve estar brilhante e os vasos sanguíneos, cheios e fixos.
  • Brânquias: devem se apresentar de cor rosa ao vermelho intenso, úmidas e brilhantes; deve haver ausência ou discreta presença de muco (líquido pastoso).
  • Abdômen: aderidos aos ossos fortemente e de elasticidade marcante.
  • Odor, sabor e cor: característicos da espécie.
  • Conservação: deve ser mantido sob refrigeração a -18°C, com tolerância de -12°C.

Captura de tela 2024 03 11 lll

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 15 visitantes e Nenhum membro online