Profissionais da Educação discutem ações para resgate da História do Município através da Memória, da Linguagem e dos Objetos que contam e recontam diferentes tempos
As obras de construção do prédio que abrigará o Museu e a Biblioteca Pública Municipal de Derrubadas seguem em ritmo acelerado.
Enquanto isso, os profissionais da Educação estão se unindo para resgatar, junto aos familiares dos estudantes e demais munícipes derrubadenses, aspectos importantes da construção e desenvolvimento de Derrubadas, desde a constituição do primeiro povoado, passando pelo processo de emancipação política até os dias atuais, para que as gerações do presente e do futuro possam conhecer seus antecedentes históricos.
Para planejamento das primeiras ações, foi realizado um encontro na noite da última sexta-feira, 14 de julho, no Auditório Municipal de Derrubadas. Momento em que foi apresentado aos professores o questionário que será encaminhado para que os alunos realizem uma entrevista com uma pessoa mais velha (da família ou não), buscando registrar aspectos culturais, históricos e curiosidades das pessoas que fizeram parte do nascimento e da evolução da cidade.
Além da produção de material escrito, o trabalho visa pesquisar, analisar e catalogar documentos, fotografias, vídeos, revistas, jornais, dentre outros materiais que registram os momentos da construção e do desenvolvimento de Derrubadas.
A iniciativa também buscará adquirir doações da comunidade, como antiguidades, objetos de decoração, utensílios domésticos, fotografias, ferramentas de trabalho, tecnologia antiga, moedas e notas de dinheiro, instrumentos musicais, instrumentos utilizados na agricultura e qualquer outro objeto antigo.
Cada doação será exposta no Museu Municipal de Derrubadas, com o nome da família que contribuiu com o objeto e a história da antiguidade doada.
Toda comunidade Derrubadense pode contribuir para o processo de valorização da história do Município e, consequentemente, de seu povo.