Medidas de segurança são intensificadas nas Escolas Municipais de Derrubadas
Nas últimas semanas, multiplicaram-se nas redes sociais informações sobre ataques orquestrados nas escolas e creches em diversas cidades do Brasil, principalmente após o atentado à creche de Blumenau/SC. São vídeos no Instagram e no TikTok, textos no Twitter e no Facebook, que têm deixado os pais e familiares em pânico.
Com o objetivo de oferecer mais segurança e tranquilidade aos responsáveis pelos alunos das escolas municipais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto participou, na manhã desta quarta-feira (11), de reunião com a Brigada Militar e representantes do Conselho Municipal de Educação, do Conselho Tutelar, Coordenação da Rede de Apoio à Escola (RAE), Presidente da Rede de Apoio Municipal e Diretoras das Escolas, para discutir a adoção de um plano conjunto que fortaleça a segurança nos educandários da cidade.
A Brigada Militar destacou que está reforçando a segurança, com o aumento do policiamento e patrulhamento em áreas escolares, tanto municipais, quanto estadual.
Objetivo da reunião foi justamente o de ampliar essa discussão em busca de soluções que sejam efetivas e de aplicação prática e imediata.
A SMECD também ampliou a vigilância no pátio das escolas e redobrou os cuidados para manter portas e portões sempre fechados. Há, ainda, um cuidado especial com as câmeras de vigilância instaladas nas unidades escolares.
A RAE e a Psicóloga da SMECD também intensificaram os trabalhos de acompanhamento, acolhimento e orientações quanto aos cuidados com a saúde mental das crianças, adolescentes e profissionais da educação, com o objetivo de amenizar o sentimento de medo e insegurança.
A SMECD salienta que o momento exige cautela com as informações disseminadas na internet e nas redes sociais e pede para que as famílias acompanhem seus filhos, mantendo alguns cuidados na hora de permitir que crianças e adolescentes naveguem por esse universo.