Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias realiza atividades referentes à cultura Africana e Indígen
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias desenvolveu, na manhã do dia 16/03/2023, atividades referentes às culturas africana e indígena, as quais fazem parte das Diretrizes Curriculares Nacionais.
A inclusão da história e da cultura afro-brasileira e indígena nos currículos da educação básica é indispensável para o ensino da diversidade cultural, para transformações na sociedade, em busca de uma educação para todos, na qual, pelo estudo de história, etnias e culturas se compreendam as peculiaridades dos povos e se respeitem.
Trata-se de um momento em que a educação brasileira busca valorizar devidamente a história e a cultura de seu povo afrodescendente e indígena, buscando assim, reparar danos, que se repetem há séculos, à sua identidade e seus direitos. Essa inclusão nos currículos da educação básica amplia o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.
As atividades desenvolvidas, propostas na Apostila do Sistema de Ensino Aprende Brasil, na Disciplina de Educação Física, ministrada pela professora Estela Luisa Peyrot, visaram trazer aos estudantes um pouco da história da cultura deste povo, de forma que eles pudessem aprender enquanto exercitavam sua criatividade.
Os alunos estiveram desenvolvendo as brincadeiras indígenas e africanas em forma de circuito, onde foram desenvolvidas atividades como: Amarelinha Africana individual e em duplas, pegue o bastão, labirinto, terra/mar, alquerque, shisima, litoti, cama de gato, corrida do Saci e mancala, atividades essas originarias do Egito, Moçambique, Queniana e Congo. As atividades foram desenvolvidas e apresentadas para todas as turmas da escola, de pré-escolar ao 5ºano.
Segundo a diretora da escola, professora Mirdes, ações educativas e de combate ao racismo e a discriminação são realizadas pela escola durante todo o ano letivo e em todas as competências curriculares. A atividade é muito positiva para o processo de ensino-aprendizagem “Os alunos adoraram, e do ponto de vista pedagógico, aprenderam e se divertiram de uma forma lúdica”. Sair um pouco da metodologia tradicional de ensino proporcionando um olhar diferenciado à aprendizagem.