SMECD promove I Seminário Regional de Educação para as Relações Étnico-Raciais
O evento ocorreu no dia 18 de novembro de 2022, no Auditório Municipal de Derrubadas, e teve como propósito despertar e sensibilizar a comunidade escolar para a questão racial, objetivando desconstruir preconceitos e estereótipos inferiorizantes construídos e explanados culturalmente ao longo de muitos anos.
A programação do evento contou com palestras e apresentações culturais. No turno da manhã as atividades destinaram-se aos alunos das escolas de Derrubadas e alunos do 2º e 3º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Getúlio Vargas. No turno da tarde, a programação foi destinada aos alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, turmas do 1º ao 5º ano.
Os palestrantes convidados para o evento abordaram aspectos específicos da sua identidade e cultura, bem como questões sobre preconceito e discriminação racial. A professora Me. Laisa Sales Ribeiro, que reside na Terra Indígena Guarita, no município de Redentora, apresentou relatos sobre a organização dos povos indígenas enquanto sociedade. Já o Professor Dr. Samba Sané, natural de Guiné Bissau, África, trouxe aspectos relevantes sobre as contribuições da cultura de origem africana para a construção da sociedae brasileira.
No turno da noite, a palestra ficou a cargo da Professora Dra. Rita de Cássia Fumagalli, Coordenadora Pedagógica da SMECD, que abordou aspectos sobre a construção da consciência Indígena e Afro-Brasileira no ambiente escolar. Posteriormente, os professores das escolas municipais realizaram relatos de experiências e trabalhos desenvolvidos na Rede Pública Municipal de Ensino de Derrubadas.
Além dos educadores do município de Derrubadas, participaram do evento professores e demais profissionais da educação dos Municípios de Barra do Guarita e Miraguaí, possibilitando um diálogo regional sobre a temática.
A SMECD de Derrubadas agradece a participação de todos e salienta o empenho dos professores e equipes diretivas das escolas municipais no desenvolvimento das atividades com os estudantes e na apresentação durante o Seminário.
Um agradecimento especial à Equipe Técnica Permanente responsável por acompanhar o trabalho com as Relações Étnico-Raciais no Município e a todos que estiveram envolvidos no planejamento e organização do evento.
A inserção da temática Indígena e Afro-Brasileira na escola é indispensável para transformações na sociedade, em busca de uma educação para todos, na qual, pelo estudo de história, etnias e culturas se compreendam as peculiaridades dos povos e se respeitem as diferenças.