Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

CRAS promove atividade com Pessoas com Deficiências - PCDs

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS de Derrubadas – RS, em parceria com a EMATER do Município, realizou no dia 08 de agosto de 2022, um importante Encontro com as Pessoas com Deficiências – PCDs. Esta atividade Grupal, ocorre bimestralmente, nas dependências do CRAS e tem como finalidade oportunizar a essas pessoas a convivência, a integração e a inclusão, bem como, a seus familiares.

No encontro deste mês, a temática abordada foi a Semana Nacional destinada as Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, de 21 a 27 de agosto. Esta data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa ao desenvolvimento de conteúdo para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação, tanto que, o tema deste ano de 2022 é “Superar barreiras para garantir inclusão”.

Pensando o processo de inclusão, aconteceu neste Encontro, o convite e a participação dos alunos, da Escola Recanto da Alegria - APAE de Tenente Portela/RS, os quais, realizaram uma belíssima apresentação de danças tradicionalistas gaúchas, com o Grupo Apaixonados pela Tradição.

Seguindo a programação do Encontro, ocorreu uma Roda de Conversa, objetivando um diálogo referente às conquistas e dificuldades dos alunos com deficiência junto à sociedade: escola, comunidade, família... pensando a inclusão das diferenças e a necessidade de políticas públicas que amparem esta população.

A participação dos presentes foi significativa, alguns alunos da APAE deram seus depoimentos, enfatizando como foram suas dificuldades e quais foram suas conquistas para vida em comunidade. Outros integrantes do Grupo de PCDs do CRAS entre pessoas com deficiências e familiares/cuidadores também se pronunciaram, ressaltando as dificuldades e conquistas.

Reforçaram inclusive, em suas falas, a importância da APAE e do CRAS em suas lutas e suas conquistas e o apoio incondicional da Equipe de profissionais da Escola, no processo de acolhimento, cuidado e reabilitação dos alunos/atendidos pela APAE.

Encerrada a Roda de Conversa, os presentes apreciaram um delicioso lanche e, seguiram a programação do Encontro com a confecção de um cartaz com o título “cada um de nós é único! Damos as mãos pela diferença” – objetivando a conscientização das pessoas quanto à questão da inclusão, das diferenças e das deficiências. Em seguida, receberam um pote para ornamentarem, o qual, serviria para contribuir com a última atividade da tarde.

Assim, para finalizar o Encontro, a extensionista da EMATER, ensinou e demonstrou uma receita de sal temperado, proporcionando aos presentes que levassem uma amostra para suas casas dentro do pote ornamentado por eles. Compreende-se que o Encontro foi muito produtivo todos conseguiram além de participar, interagir e se colocar.

A saber, que as Pessoas com Deficiências precisam de espaço de dignidade, equidade e igualdade, para além de leis e normativas, no seu cotidiano, na vida real. A inclusão precisa acontecer e a sociedade contribuir ativamente para que haja a viabilidade da mesma. E, viva as diferenças!

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 41 visitantes e Nenhum membro online