Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

CRAS promove Curso de Fabricação de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura em parceria com o SENAR-RS através do Sindicato Rural

O Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, promoveu juntamente com o SENAR, através do Sindicato Rural, curso de Fabricação de Melado, Açúcar Mascavo e Rapadura, entre os dias 27 a 29 de julho de 2021, no espaço do CRAS e em uma propriedade local, para realização da prática da fabricação do melado e do açúcar mascavo.

O público que participou do Curso foram usuários que fazem parte do Programa de Atenção Integral a Família – PAIF, mediante pactuação em relação a benefício eventual, bem como, que tem a cana de açúcar como um subsídio e ou uma possibilidade de subsídio, para o desenvolvimento familiar.

As aulas aconteceram no primeiro dia, 27 de julho, no ambiente e espaço do CRAS, com a seguinte programação: boas-vindas aos participantes e acolhimento a instrutora do SENAR, professora Joelma de Fatima Rodrigues da Silva, aula teórica sobre o tema do curso.

Já no segundo dia de Curso, foi trabalhado a prática, através da produção do melado e do açúcar mascavo, na propriedade de João Tamioso, onde os participantes puderam colocar em prática os conhecimentos teóricos apresentados. E, para finalizar, no último dia de Curso, foram produzidas rapaduras, embalados os produtos produzidos, criadas tabelas de custos e benefícios dos produtos e degustação e divisão da produção entre os participantes.

Segundo relato dos participantes, o Curso teve grande importância, pois, além dos conhecimentos adquiridos, foi uma forma de motivação para o investimento e ou a continuidade do investimento num produto que, muitas vezes, é pouco reconhecido, mas, que está em expansão e precisa ser cultivado, considerando os benefícios que proporciona tanto em nível financeiro como pensando em nossa saúde, sendo a cana de açúcar um alimento que ajuda a manter o nosso organismo saudável.

A Secretária de Assistência Social, Miriam Cenin também afirmou que “estes cursos focados na possibilidade de conhecimento e valorização da produção local, são fundamentais para a evolução e crescimento de nossos usuários”, conclui.

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 60 visitantes e Nenhum membro online