Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Profissionais da Rede Municipal de Ensino participam de cursos de formação e capacitação online

o1A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou a rotina dos estudantes e profissionais da educação. Com a suspensão das atividades presenciais, novas maneiras de ensinar e de aprender precisaram ser pensadas, adaptando a rotina de aprendizado ao isolamento social. Em decorrência dessas mudanças e considerando a importância e a necessidade de manter a Formação Continuada de Professores, Diretores de Escola, Estagiárias, Agentes Educacionais, Secretária de Escola, Psicóloga e equipe da Coordenação Pedagógica, como forma de assegurar uma educação de qualidade aos educandos e, consequentemente, à comunidade na qual a escola está inserida, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) do Município de Derrubadas, através do Programa “A União faz a Vida (PUFV)”, vem oportunizando momentos de estudo online aos profissionais da educação. 

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou a rotina dos estudantes e profissionais da educação. Com a suspensão das atividades presenciais, novas maneiras de ensinar e de aprender precisaram ser pensadas, adaptando a rotina de aprendizado ao isolamento social. Em decorrência dessas mudanças e considerando a importância e a necessidade de manter a Formação Continuada de Professores, Diretores de Escola, Estagiárias, Agentes Educacionais, Secretária de Escola, Psicóloga e equipe da Coordenação Pedagógica, como forma de assegurar uma educação de qualidade aos educandos e, consequentemente, à comunidade na qual a escola está inserida, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) do Município de Derrubadas, através do Programa “A União faz a Vida (PUFV)”, em parceria vem oportunizando momentos de estudo online aos profissionais da educação. 

As palestras, realizadas por meio do canal do YouTube do Programa “A União faz a Vida (PUFV, são ministradas por profissionais altamente qualificados na área da educação, visando melhorar cada vez mais o currículo daqueles que têm um papel fundamental na formação dos futuros cidadãos.No primeiro encontro, ocorrido no mês de abril de 2020, os profissionais da educação participaram de um bate-papo online sobre “Ensino híbrido e recursos de aprendizagem”, com a professora Lilian Bacich. A conversa possibilitou momentos de reflexão acerca das práticas de ensino híbrido e ferramentas de ensino-aprendizagem que podem ser exploradas em período de distanciamento social. A Formação Continuada do mês de maio abordou a importância da interação entre escola e família no Processo Pedagógico para uma educação de qualidade diante do panorama atual.

O bate-papo online “Relação família x escola. Como apoiar os familiares neste momento?”, foi mediado pela Assessora Pedagógica e Psicóloga Ana Paula Malavolta, formadora do PUFV.A palestra do mês de junho “Retorno das atividades escolares: Como será a escola? Como acolher e dialogar?”, apresentada pela Professora Doutora Emília Cipriano, pesquisadora da infância e formadora nacional do PUFV, proporcionou aos profissionais da educação um momento de reflexão sobre os caminhos e desafios para a volta às aulas presenciais após controle da pandemia. Além da participação no bate-papo online, os profissionais da Rede Municipal de Ensino estão desenvolvendo atividades escritas referentes às temáticas abordadas em cada encontro.

As cargas horárias das palestras e das produções escritas serão contabilizadas nas formações do ano letivo de 2020.  Outra atividade de aperfeiçoamento e formação que está sendo desenvolvida pelos profissionais da educação do município de Derrubadas, durante o período de paralisação das aulas presenciais, é a realização de cursos de aperfeiçoamento em suas respectivas áreas de formação, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério da Educação (AVAMEC) e por meio do Programa de Alfabetização “Tempo de Aprender”, aderido pela SMECD, cujo propósito é enfrentar as principais causas das deficiências da alfabetização no país. 

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Cristiane Führ, ressalta a relevância da participação dos profissionais da educação em Cursos de Formação Continuada, principalmente nesse momento de suspensão das aulas presenciais e isolamento social, pois, desta maneira, os profissionais continuam os estudos e os trabalhos para um retorno mais fortalecido, além de estarem vivenciando novas experiências com os instrumentos utilizados nas palestras online, possibilitando uma evolução compartilhada e contribuindo para o crescimento pessoal e profissional de todos

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 80 visitantes e Nenhum membro online