Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

”A UNIÃO FAZ A VIDA” – MEU CORPO FALA!

WhatsApp Image 2019 09 25 at 10.39.07 1          Os alunos do 8º ano A e B tem como projeto dentro do Programa “A União Faz A Vida” Meu Corpo Fala, sabendo-se que dentro deste tema a alimentação tem papel fundamental, no dia 12 de setembro a nutricionista Luciani Moresco Eickhoff foi convidada para falar sobre o assunto, onde a mesma escolheu o tema – Malefícios do Açúcar e da Farinha Branca para trabalhar com as turmas.                                                                    

          De início a nutricionista entregou a receita “Bolo de Banana sem Açúcar e sem Farinha” para cada aluno, mostrando que é possível fazer preparações gostosas sem a adição desses dois ingredientes, após explicou as etapas do preparo da mesma, ressaltando sobre a importância dos ingredientes e as vitaminas que os mesmos possuem e qual a sua função no organismo humano. Os alunos participaram da preparação da receita e enquanto a mesma estava assando a nutricionista realizou uma palestra falando sobre o tema, onde salientou que o açúcar tem um alto valor calórico e nenhum valor nutricional, que o mesmo causa dependência e ao deixar de consumir doces, poderá prevenir doenças cardiovasculares, diabetes, proteger-se contra o câncer, melhorar o sono e até mesmo ter uma pele mais saudável. Eliminar o açúcar de pequenas coisas já faz grande diferença, precisamos educar o nosso paladar a consumir alimentos menos doces, como sucos, chás e o café sem adição de açúcar ou adoçantes.

          Quanto à farinha branca se avaliarmos as mudanças ocorridas para conseguir maior produtividade nos campos, pode-se perceber que o trigo passou por muitas modificações genéticas e que o trigo moderno é bastante diferente do utilizado há 40 ou 50 anos atrás, além desse fator, durante o processamento da farinha branca do trigo, uma substância chamada endosperma é removido do germe de trigo, incluindo o farelo de trigo, que é extremamente crucial para a digestão. Além disso, todos os nutrientes essenciais também se perdem durante este processamento, o que,  em troca, priva  seu corpo da vida saudável, como vitaminas, minerais e fibras alimentares.
          Em quantidades limitadas, a farinha de trigo não deveria ser um motivo para preocupação. Mas nas quantidades médias consumidas pela dieta moderna é possível afirmar que a farinha de trigo faz mal, pois aumenta as taxas de glicose no sangue, aumenta a fome e o apetite, ocasiona maiores riscos de problemas inflamatórios, aumenta o índice de alergias, ocorre perda de massa magra, perda de nutrientes e aumento das taxas de colesterol ruim no sangue.

          Após a palestra os alunos fizeram a degustação do Bolo de Banana sem açúcar e sem farinha preparada por eles.

          Luciani Moresco Eickhoff

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 58 visitantes e Nenhum membro online