Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

- DESFILE CÍVICO EM DERRUBADAS 2019 - COMUNIDADE DE DERRUBADAS PRESTIGIOU COM GRANDE PÚBLICO

IMG 9143 Copy

          Na tarde do dia 01 de setembro de 2019, em comemoração à Independência do Brasil, ocorreu na sede do município de Derrubadas o tradicional Desfile Cívico, prestigiado por autoridades municipais, pais, alunos e professores, servidores públicos e comunidade local e regional.

    A abertura oficial se deu com o Ato Cívico, momento em que foi entoado o Hino Nacional Brasileiro e logo em seguida foi dado início ao ao desfile na Avenida Porto Alegre, sendo conduzido pela Banda Marcial Municipal coordenada pelo Professor Márcio André da Silva Pereira.

               No decorrer do Desfile Cívico, demonstrou-se a união entre as Redes de Ensino Municipal e Estadual, Centro de Referência em Assistência Social - CRAS e entidades em geral, todas voltadas ao Civismo e amor pela Pátria.

               Para tanto, abriu-se o Desfile Cívico com a faixa: “Educação e CRAS: Fortalecendo Laços e Construindo Futuros”, sendo que a primeira apresentação ficou a cargo do Grupo de Idosos e mulheres que participam de atividades realizadas pelo CRAS.

               Na sequência apresentaram-se as Escolas Municipais, estando subdivididas em pelotões das modalidades Creche, Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.

               O Município de Derrubadas possui 05 Escolas Municipais, sendo elas: Escola Municipal de Educação Infantil Meu Primeiro Passo; Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias; Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino Kubitscheck de Oliveira; Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande; Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Siqueira Campos.

               As Escolas Municipais de Derrubadas têm como filosofia promover uma educação baseada nos quatro pilares, APRENDER, FAZER, SER E CONVIVER, para que nossas crianças cresçam como cidadãos éticos, responsáveis e atuantes na sociedade onde vivem e convivem.

               Posteriormente estiveram se apresentando o pelotão da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, presente na comunidade derrubadense desde 1945 que acolhe em seu educandário os alunos oriundos das diversas redes de ensino, procurando garantir que o desenvolvimento do educando ocorra de forma completa, aprofundada e eficiente com soluções educacionais que preparem os mesmos para o ENEM, vestibulares e, acima de tudo, para serem cidadãos conscientes.

               A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas tem como filosofia: “Educação mútua para enfrentar a realidade com liberdade e responsabilidade”.

               Na sequência participou o pelotão do Centro Universitário UCEFF de Itapiranga, representada por acadêmicos, que contam com o apoio financeiro do Poder Público Municipal para o transporte amparado por Legislação Municipal. A Instituição também mantém forte parceria com a prefeitura municipal através do programa “A União Faz a Vida”.

               Esteve presente o pelotão da Brigada Militar com viaturas do 3º Pelotão de Tenente Portela, Viatura Amarok comprada no ano de 2017, com apoio do Poder Judiciário, Poder Legislativo e Poder Executivo, dos municípios de Tenente Portela, Barra do Guarita, Derrubadas, Miraguaí e Vista Gaúcha.

               Também contou com a representação de um pelotão formado por filhos de policiais militares e amigos, o qual é composto por 18 crianças e o  grupo de policiais militares de Derrubadas, composto por  05 policiais. O GPM de Derrubadas é comandado pelo Sargento Adelar Bianchini.                  Posteriormente conduziu-se a faixa “Educar é semear com alegria e colher com paciência” levada pela Secretária de Educação professora Cristiane Führ, pelo Prefeito Sr. Alair Cemin e pelo Vice Prefeito Sr. Miro Mülbeier  e representada pelo pelotão de professores, funcionários e motoristas da SMECD, da Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas e CRAS, sendo que este pelotão representou a importância destes profissionais para o desenvolvimento social de nossa comunidade, um agradecimento àqueles que se dedicam à formação de cidadãos.

               Entendemos que a educação não se faz de forma isolada, por isso buscamos juntos fortalecer laços em prol dos mesmos objetivos: “Educar os cidadãos derrubadenses primando pela qualidade de vida e o bem estar social”.

               Todos os que fazem parte deste pelotão auxiliam neste processo, independentemente do cargo que ocupam, pois, como muito bem nos diz o escritor Michael Jordan “Com talento ganhamos partidas; com trabalho em equipe e inteligência ganhamos campeonato”.

                E para finalizar, a Banda Marcial de Derrubadas, mantida pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, composta por 28 integrantes sob comando do instrutor Márcio Pereira desde o ano de 2015.

                Participam da referida Banda Marcial alunos das Escolas Municipais Duque de Caxias, Salto Grande e Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas.

               Ainda abrilhantaram o evento, um grupo expressivo de Cavalarianos do CTG Veteranos da Tradição, fundado no dia 26 de agosto de 1982 que tem como lema: “Ser útil e bem servir as tradições do pago”. Tem como objetivo cultivar os valores que marcaram a luta pela liberdade, igualdade, humanidade, através dos vários eventos que a entidade promove, participa e apoia, abrilhantando o município nas várias regiões tradicionalistas e em outros estados. 

               Posteriormente ao Desfile deu-se continuidade à programação, com composição do palanque oficial, pronunciamento das autoridades, apresentações musicais da Banda Marcial de Derrubadas e Show musical com o grupo “Thê Barbaridade.”

               A gestora da SMECD, Professora Cristiane Führ, destaca que a SMECD procura desenvolver o desfile cívico durante a Semana da Pátria, entre os dias 01 à 07 de setembro de cada ano, assim como no decorrer do desfile cívico, as Escolas da Rede Municipal e Estadual, CRAS e Entidades, tiveram como objetivo, demonstrar o respeito, o civismo e o amor à pátria, levando-se em consideração que a organização do desfile foi planejada em conjunto com Escolas e Entidades.

               A SMECD agradece a participação do público que esteve presente prestigiando o evento e parabeniza a todos os diretores, professores, funcionários, equipe do CRAS, cavalarianos do CTG Veteranos da Tradição, Brigada Militar, alunos UCEFF de Itapiranga, pais e alunos e Banda Marcial Municipal de Derrubadas, que tão bem demonstraram seu civismo e amor à pátria, o desfile foi um sucesso, contou com grande público, onde estima-se que foi o maior desfile realizado no município, reforçou a Secretária Cristiane.

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 34 visitantes e Nenhum membro online