Mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família participam de curso no CRAS

culinaria            A Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social - SMHAS, por meio do Centro de Referência e Assistência Social – CRAS, em parceria com o Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar, vêm promovendo encontros mensais com dois grupos de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família – PBF, desde 14 de setembro, atendendo em média 40 mulheres mensalmente.

As participantes, ao chegarem no CRAS, são acolhidas pela equipe de profissionais, além de participarem de um momento de convivência e de fortalecimento dos vínculos mediado pela coordenadora do CRAS Maryneide B. Gross e psicóloga do CRAS Fernanda Furini, além da participação efetiva da Secretária Municipal de Habitação e Assistência Social Angelita Bomm dos Santos.

O objetivo destes encontros, além da aproximação entre as participantes e o fortalecimento de vínculos, é tornar possível o aprendizado com a prática de receitas diversificadas, utilizando-as em seus lares, incentivando a geração de trabalho e renda e o conhecimento mediante a culinária, na produção de alimentos saudáveis.

Os ingredientes utilizados para a produção dos alimentos, o espaço físico e os utensílios domésticos são oferecidos pelo CRAS e as receitas são ministradas pela extencionista da Emater Delires Habitzreiter Kirst, com o apoio e acompanhamento da equipe do CRAS. A produção acontece durante o dia todo e os alimentos produzidos são compartilhados entre todas as participantes que levam para os seus lares e para seus familiares, além das cópias das receitas que foram utilizadas no encontro para a produção em suas casas.

Esta ação é muito positiva e gratificante, pois contribui para o crescimento pessoal de cada participante, além de contribuir com a dinâmica familiar, agregando conhecimento e viabilizando possibilidades de ganho tanto interno, como externo ao convívio familiar.

culinaria

Aproximadamente 40 mulheres participam do curso.