Derrubadas contra o mosquito Aedes Aegypti

           Derrubadas contra o Aedes A preocupação não só com a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, mas também das doenças transmitidas, como a Dengue, Febre Chikungunya e o Zika Vírus, tem deixado as autoridades e a população em alerta.

            No Município de Derrubadas, a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, por meio das Vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, tem trabalhado na conscientização da população sobre os cuidados em nossas residências.

            A umidade, as intensas chuvas e as temperaturas elevadas representam o clima ideal para a proliferação do mosquito. De acordo com a Agente de combate às endemias Roseli B. Fontana, o pico dos casos das doenças causadas pelo Aedes Aegypti acontecem no mês de março, mas os cuidados devem ser tomados o ano todo.

            Em dezembro, foram realizadas diversas atividades, como um mutirão de limpeza para recolhimento de lixo, a fim de evitar possíveis acúmulos de água onde o mosquito se reproduz. Bocas de lobo e galpões também foram dedetizados na cidade.

            Foram realizadas palestras com grupos de idosos e também a população em geral. Além das propagandas de rua, com carros de som, e também na rádio local, alertando sobre os cuidados necessários para evitar a reprodução do mosquito.

            A SMSS realiza visitas, vistorias e coleta de amostras. De acordo com a Agente de combate às endemias Roseli B. Fontana, as amostras apontam a existência de mosquitos Aedes Aegypti no município. Além disso, no ano passado, Derrubadas confirmou um caso de dengue importado, ou seja, que foi contraído em outro município, mas que serve de alerta da mesma maneira, para que cada munícipe tome os cuidados necessários.

            Os cuidados devem ser tomados tanto na cidade quanto no interior. Os Agentes Comunitários de Saúde também desempenham um importante papel nesta luta, pois estão mais próximos da população e podem, de uma maneira rápida e eficiente, alertar sobre esses cuidados, destaca Roseli.

            A maioria dos focos encontrados no Município de Derrubadas está em caixas, utilizadas para coleta de água da chuva, a SMSS destaca que a única maneira de se prevenir é não deixando o mosquito se reproduzir, por isso da necessidade de manter as caixas d’água cobertas.

            As atividades no Município de Derrubadas irão continuar, está previsto para o mês de março um dia de conscientização, nas comemorações da Semana de Município, com atividades diversas para chamar a atenção para esse grave problema.

            Para acabar com o problema cada cidadão deve fazer a sua parte, não deixar água parada, pois qualquer lugar pode ser um foco de reprodução do mosquito Aedes Aegypti.