Desfile Cívico é realizado no Município de Derrubadas

         Desfile9992   Em comemoração à Independência do Brasil, o Município de Derrubadas realizou o tradicional Desfile Cívico, na manhã do sábado, 12 de setembro, prestigiado por autoridades municipais, derrubadenses e comunidades vizinhas.

            A abertura oficial se deu com a composição do palanque oficial, com o Prefeito Municipal de Derrubadas Almir José Bagega, Vice-Prefeito Alair Cemin, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Marcos Antonio Bidin, Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto Ana Valéria Gaviraghi Bidin, Sargento Comandante da Brigada Militar local Adelar Bianchini, e representando as Entidades Religiosas de nosso município, o Pároco Carlos Alberto Pereira.

            Após pronunciamento da Secretária Ana Valéria, em nome da Administração Municipal, o Grupo de Danças Dançarte e os alunos do Taekwondo (CRAS) realizaram apresentações artísticas.

            A Banda Marcial de Derrubadas abriu o desfile, bem como, conduziu as apresentações das escolas e entidades. A banda é coordenada pelo Maestro Professor Márcio André da Silva Pereira e conta com 32 integrantes.

            A primeira apresentação ficou a cargo do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Grupo de Idosos, que apresentaram as diversas atividades que são desenvolvidas pelo centro. Beneficiários do Programa Bolsa Família e demais programas sociais, participam de atividades em diversas faixas etárias: idosos, Pessoas com Deficiência (PCDs), gestantes, mulheres, jovens, adolescentes, pré-adolescentes e crianças. Ações estas que contribuem para o bem-estar e desenvolvimento social das famílias.

            As Escolas Municipais com o lema geral “Aprender a conhecer, ser, fazer e conviver”, retrataram os programas e projetos desenvolvidos no ano letivo de 2015, com seus 506 alunos, atendidos por 75 professores, 20 merendeiras, 01 nutricionista, 01 psicóloga, 02 coordenadoras pedagógicas e 01 auxiliar administrativo.

            O primeiro educandário a se apresentar foi a Escola Municipal de Educação Infantil Meu Primeiro Passo, que representou os projetos desenvolvidos no Programa “A União faz a Vida” das turmas de Berçário a Jardim, totalizando 86 alunos.

            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Siqueira Campos, da localidade de Linha Concórdia, apresentou o projeto “Literatura Infantil” que visa estimular o gosto e o interesse pela leitura, desenvolvido no Programa “A União Faz a Vida” (PUFV).

            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande, da sede do município, retratou suas atividades desenvolvidas no PUFV, além das oficinas de Dança e balé, Futsal e futebol de campo, Artes, Banda Marcial, Apoio Pedagógico e Contação de histórias. Além de apresentar o Sistema de Ensino NAME (Núcleo de Apoio aos Municípios e Estados), o qual qualifica ainda mais o Ensino Público Municipal.

            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Matias de Albuquerque, de Desimigrados, apresentou seus projetos que envolvem os valores, cidadania, literatura, jogos e brincadeiras, que buscam despertar atitudes de cooperação, por meio do Programa “A União Faz a Vida”.

            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino K. de Oliveira, da localidade de Três Marcos, demonstrou suas ações que visam desenvolver a construção coletiva do conhecimento voltada à pesquisa, leitura, escrita, cálculo e valorização do ambiente natural e social, desenvolvidos pelo PUFV.

            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias, da Barra Grande, trouxe resultados do Programa “A União Faz a Vida”, aliados à participação da família no ambiente escolar. O NAME também foi representado pelos alunos do 6º ao 9º da escola.

            A Escola Municipal de Ensino Fundamental Bartolomeu Bueno, de Santa Fé, destacou a “Produção leiteira e da soja”, tema do projeto que buscou valorizar os produtos da comunidade. Trazendo também os projetos “Brincar e aprender” e “Literatura e educação”.

            A Escola Estadual de Ensino Médio Getúlio Vargas, sede do Município, fez alusão aos 70 anos de existência do educandário no município de Derrubadas, trazendo a história desde a construção da escola pelas mãos da própria comunidade até os dias de hoje.

            A Agência de turismo receptivo RKV Turismo, instalada desde 2013 em Derrubadas, também realizou sua apresentação.

            O pelotão dos professores representou a importância destes profissionais para o desenvolvimento social de nossa comunidade, um agradecimento àqueles que se dedicam à formação de cidadãos.

            E, para finalizar, a Banda Marcial de Derrubadas, fundada em 2001, realizou a sua primeira apresentação musical, e não mais apenas cadenciada, depois de sua nova formação, iniciada em março de 2015. A Banda Marcial apresentou a Nona Sinfonia de Beethoven, e as músicas Querência Amada, Doce Desejo e Ana Júlia, que encantaram a todos e renderam elogios aos alunos e seu instrutor Márcio Pereira.

            A gestora da SMECD Ana Valéria destacou que o tradicional Desfile Cívico marca a demonstração de amor à Pátria. “Além de ser uma oportunidade das nossas escolas e entidades apresentarem um pouco do trabalho que realizaram durante o ano letivo de 2015”, enfatiza Ana Valéria.

 Desfile2

 Desfile9

Desfile94

 Desfile993

Desfile995

Desfile998

Desfile9992

Desfile99992

 

 

Redação: Andreia Primaz Eckhardt

Revisão: Cristiane Führ.