Município de Derrubadas realiza atividades na luta contra a dengue

      dengue 071      A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SMSS) do município de Derrubadas realizou na última sexta-feira, 27, atividades de conscientização sobre a dengue, doença que está preocupando o país pelo número elevado de casos suspeitos e mortes.

            As equipes da Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária do município realizaram atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande, da Sede, com distribuição de folders, recreação com atividades lúdicas, como canções e pintura de desenhos, com informações sobre prevenção e sintomas da dengue.

        A enfermeira da SMSS, Vera Didonet Kuntz, destaca a importância de trabalhar com as crianças, “elas são grandes parceiras nesse combate, pois elas conseguem assimilar as informações e passar isso aos pais em casa”. A luta para a prevenção da dengue continua ao longo das próximas semanas, atingindo crianças, jovens, bem como toda a população, pois cada um deve fazer a sua parte nessa luta.           

         Derrubadas está em alerta, pois há focos confirmados de mosquitos Aedes Aegypti e casos suspeitos da doença em munícipes, por isso, a preocupação em conscientizar a população sobre a eliminação da água parada, já que a única forma de acabar com a dengue é evitando a proliferação do mosquito transmissor.

            Os sintomas da dengue são febre alta, dor nos olhos, dor de cabeça, dor nas juntas, falta de apetite e manchas avermelhadas pelo corpo. A SMSS orienta que a pessoa com suspeita da doença, que apresentar os sintomas, deve se dirigir ao serviço de saúde e não se automedicar.

             A Secretaria indica algumas ações para impedir a reprodução do mosquito, como evitar água parada em latas, pneus, pratos de vasos, calhas, garrafas e qualquer embalagem que armazene água, pois a fêmea fixa seus ovos nas bordas dos recipientes e os ovos podem resistir mais de um ano, mesmo sem água.

            Por isso, a SMSS convida a todos os munícipes a fazerem a sua parte no combate a dengue, protegendo suas residências e impedindo a proliferação dos mosquitos e, dessa maneira, evitar uma epidemia da doença em nossa região.

dengue 028

As crianças interagiram com canções de conscientização sobre a dengue. 

dengue 061

As crianças puderam pintar desenhos referentes a prevenção da doença. 

 

 

 

Redação: Andreia Primaz Eckhardt

Revisão: Cristiane Führ.