×

Aviso

There was a problem rendering your image gallery. Please make sure that the folder you are using in the Simple Image Gallery plugin tags exists and contains valid image files. The plugin could not locate the folder: images/galerias/Passeata

Derrubadas realiza passeata em defesa ao Salto do Yucumã

      passeata5      Na manhã da quinta-feira, 30 de outubro, Derrubadas realizou uma passeata em defesa ao Salto do Yucumã. O objetivo é conscientizar a sociedade da importância da preservação do Salto e do Parque Estadual do Turvo, frente às consequências das hidrelétricas já construídas e aquelas que estão em estudo e discussão.

            A passeata teve a participação de cerca de 250 pessoas, que se deslocaram da Praça Municipal Dorival Rigodanzo até a entrada do Parque Estadual do Turvo. Duas questões mobilizam a comunidade, uma delas se refere à visibilidade do Salto do Yucumã e a mortandade dos peixes, devido à irregularidade na liberação das águas da hidrelétrica Foz do Chapecó; e outra, ao alagamento de parte da mata nativa do Parque Estadual do Turvo, por exemplo, com a construção da hidrelétrica Panambi. Ambas prejudicariam a preservação da fauna e flora que existem somente nesta região do Brasil.

            A passeata contou com a participação de autoridades municipais, estudantes e professores da Escola Municipal Salto Grande e Escola Estadual Getúlio Vargas, comerciantes e comunidade em geral.

            O evento, organizado pelas alunas Regina Giacomini e Vanessa Guse da Escola Estadual Getúlio Vargas, faz parte do projeto “Salto Yucumã: defesa e proteção”, elaborado como projeto do Ensino Médio Politécnico. A passeata contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Turismo, Parque Estadual do Turvo e Rota do Yucumã. Além de contar com a adesão das demais Secretarias Municipais e a Brigada Militar.

            Além da passeata, as alunas desenvolveram uma maquete, onde apresentaram o a influência nas quedas do Salto quando da liberação das águas da hidrelétrica Foz do Chapecó, como a invisibilidade das quedas e a mortandade dos peixes do rio Uruguai.

            O Prefeito Municipal, Almir José Bagega, parabeniza as alunas pela iniciativa, o que, segundo ele, demonstra que os jovens de nossa sociedade estão preocupados com a preservação do Salto do Yucumã e do Parque Estadual do Turvo. Bagega destaca que há algum tempo, o período para que os turistas tivessem uma boa visibilidade do Salto eram os meses de outubro a março, hoje em dia, não é possível mais fazer previsões, pois devido a hidrelétrica Foz do Chapecó, a divulgação se dá somente de 12 em 12 horas e, muitas vezes, o turista chega à cidade e não pode visualizar as quedas d’água devido a liberação irregular das águas da hidrelétrica.

            O Secretário Municipal de Turismo, Ezequiel Weber, destaca que o apoio à essa passeata é importante, pois a comunidade ainda não havia tido uma iniciativa com uma proporção como essa. “É preciso que mais pessoas saibam sobre as reais consequências trazidas pelas hidrelétricas ao Salto do Yucumã”, complementa o secretário.

             Diante a estas questões, o Poder Público está engajado em garantir a preservação do maior salto longitudinal do mundo, Salto do Yucumã, e também da maior área de preservação de mata nativa do nosso estado, o Parque Estadual do Turvo. Os possíveis prejuízos irão atingir uma região inteira, que tem no turismo uma importante fonte de economia, representada pelo maior ponto de turismo, o Salto do Yucumã, complementa Ezequiel.

{gallery}Passeata{/gallery}

 

 

 

 

Redação: Andreia Primaz Eckhardt

Revisão: Cristiane Führ.