Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Município é contemplado com Núcleo do Programa Esporte Lazer da Cidade (PELC)

O município de Derrubadas foi contemplado com um núcleo do Programa Esporte Lazer da Cidade (PELC), e estão abertas as inscrições para as 06 vagas de Agentes Sociais e para 01 vaga de Coordenador de Núcleo. As inscrições devem ser feitas através do site da SEL (www.sel.rs.gov.br) até do dia 20 de maio.

Confira mais informações sobre o PELC e a qualificação, carga horária e salários para cada cargo, abaixo.

 

O Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), desenvolvido por intermédio da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) – Ministério do Esporte, proporciona a prática de atividades físicas, culturais e de lazer que envolvem todas as faixas etárias e as pessoas portadoras de deficiência, estimula a convivência social, a formação de gestores e lideranças comunitárias, favorece a pesquisa e a socialização do conhecimento, contribuindo para que o esporte e lazer sejam tratados como políticas e direitos de todos.

O PELC foi poucas vezes desenvolvido no estado do Rio Grande do Sul, e nunca gerido por esta Secretaria Estadual, sendo capaz de contribuir para o desenvolvimento da política para o lazer no Estado, para o crescimento do acesso da população gaúcha ao esporte e ao lazer, trazendo benefícios para a saúde, promovendo a integração das comunidades/municípios envolvidos e a perspectiva de aumento da qualidade de vida. O PELC é uma das ações da Diretoria de Lazer e Inclusão da Secretaria do Esporte e do Lazer.

No convênio com o Estado do Rio Grande do Sul, através da SEL – Secretaria do Esporte e do Lazer, serão geridos 100 núcleos do PELC Núcleos Urbanos, em parceria com a FUNDERGS – Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, distribuídos nos sete pólos de desenvolvimento do esporte gaúcho.

Cada núcleo do PELC deverá atender 400 pessoas (beneficiários), totalizando o atendimento de 40 mil gaúchos através deste programa. Os beneficiários receberão camisetas do PELC para sua identificação, material esportivo, material permanente, e recursos para eventos (que deverão acontecer mensalmente nos núcleos).

O núcleo do PELC receberá 1 coordenador de núcleo (liderança comunitária com nível superior e experiência em organização/gestão de projetos) e 6 agentes sociais (lideres comunitários capazes de desenvolver oficinas esportivas, culturais e de lazer). Importante investir em iniciativas já existentes nas comunidades, buscando aprimorá-las através deste convenio.

Em sua totalidade o convênio contará com 1 coordenador geral, 1 coordenador pedagógico, 5 coordenadores setoriais, 1 interlocutor SICONV, 100 coordenadores de núcleo e 600 agentes sociais, tendo duração de 20 meses em efetivo exercício.


Modalidades esportivas:

Cada núcleo receberá material para desenvolver todas as modalidades esportivas, entretanto deverá indicar 3 modalidades preferenciais, e poderá escolher até 3 opções de oficinas alternativas (exemplos: artesanato, violão, grafite, capoeira, judô, taekwondo, skate, dança, etc.).


CADASTRO DE AGENTES SOCIAIS
AGENTES SOCIAIS - ATRIBUIÇÕES


Número de vagas: 06


Qualificação:

Os agentes sociais selecionados devem ter conhecimento e experiência sobre as atividades que desenvolverão. Sugere-se que aqueles que atuarão com atividades físicas e esportivas sejam estudantes ou professores de educação física, ou orientados por um deles. É imprescindível o envolvimento de lideranças comunitárias que já desenvolvem atividades (capoeiristas, bailarinos, artistas plásticos, músicos, atores, etc.) nas comunidades a serem atendidas. Podem ser agentes: professores de educação física, educadores populares e comunitários, demais profissionais de áreas afins ao lazer e envolvidos diretamente com a execução do programa.


Atribuições:

· Participar das ações de planejamento, monitoramento e avaliação das atividades sistemáticas e eventos do núcleo;

· Planejar e desenvolver suas oficinas de acordo com a proposta pedagógica do programa;

· Mobilizar a comunidade para a efetiva participação das atividades;

· Inscrever e monitorar a participação nas atividades sob sua responsabilidade;

· Participar dos módulos de formação continuada, da formação em serviço e sempre que possível de capacitações oferecidas pela SNELIS/ME;

· Entregar sistematicamente o levantamento das atividades desenvolvidas no núcleo e os dados solicitados pela coordenação;

· Zelar pela boa utilização dos materiais entregues para o desenvolvimento das oficinas, assim como conseguir distribuí-los durante a execução do mesmo.


Carga horária:

20 horas


Remuneração:

R$ 750,00 (setecentos e cinqüenta reais) mensais, através de contrato por tempo determinado, ou seja, sem benefícios, sem vínculos empregatícios.



COORDENADOR DE NÚCLEO - ATRIBUIÇÕES:


Número de vagas: 01


Qualificação:


Formação superior na área de Educação, Educação Física, Esporte e/ou Lazer, com experiência no desenvolvimento de ações comunitárias, organização e supervisão de projetos.


Atribuições:

·  Estar em constante contato com o Coordenador Geral, Pedagógico e Setorial;

·  Coordenar todas as atividades sistemáticas (oficinas) e assistemáticas (eventos) do núcleo sob sua responsabilidade, planejando-as coletivamente;

·  Desenvolver as atividades sistemáticas (oficinas) com os beneficiados, juntamente com os agentes sociais, de acordo com as diretrizes do Programa, seguindo o planejamento Pedagógico proposto para o projeto e primando pela qualidade das aulas;

·  Organizar as inscrições, o controle de presença, analisando sistematicamente o planejamento dos agentes e os dados, adotando as medidas necessárias para os ajustes, quando necessário;

·  Planejar a grade horária dos agentes sociais, prevendo as atividades sistemáticas, horários de planejamento, estudos e reuniões, além de outras atividades como eventos, mobilização comunitária;

·   Monitorar a grade horária, bem como o banco de horas dos agentes sociais;

·   Identificar em conjunto com o coordenador setorial, se houver, junto à comunidade, quais são os determinantes sociais de saúde que mais interferem nas condições de saúde da população beneficiada;

·   Promover e participar das reuniões semanais com os agentes e outras lideranças do seu grupo, para estudo, planejamento e avaliação das ações;

·   Encaminhar ao respectivo coordenador setorial, as demandas advindas do seu Núcleo;

·   Participar de todas as reuniões agendadas pelo coordenador geral e pedagógico;

·   Participar dos módulos de formação continuada, da formação em serviço e, sempre que possível, de capacitações oferecidas pela SNELIS/ME.


Carga horária:

40 horas


Remuneração:


R$ 2.400,00 (dois mil e quatrocentos reais) mensais, através de contrato por tempo determinado, ou seja, sem benefícios, sem vínculos empregatícios.

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 57 visitantes e Nenhum membro online