Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Leite Gaúcho mostra eficiência do pequeno produtor em Dia de Campo realizado em Derrubadas

Com 13 milhões de litros de leite produzidos em 2012 – mais que o dobro do que produzia há cinco anos -, Derrubadas, na região Noroeste, mostrou na quarta-feira (4/12), durante Dia de Campo, a eficiência de pequenos produtores na gestão do sistema produtivo de leite - envolve conceitos relacionados a solo, pasto, animais e economia. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, com recursos do Programa Leite Gaúcho, do Governo do Estado, que viabiliza no município assistência técnica para 211 famílias. O gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região administrativa de Ijuí, Antônio Altíssimo, participou do encontro, que reuniu lideranças políticas locais, produtores de leite e extensionistas de nove municípios.

Nas seis estações do Dia de Campo, foram reforçados temas considerados prioritários para o Leite Gaúcho: conforto e atenção na criação das terneiras, futuras vacas de leite, piquetes com muito pasto, água e sombra de eucalipto e leucena e planejamento para reduzir o trabalho e aumentar a renda. “Que bom quando o animal tem conforto e tudo isso é barato”, ponderou o médico veterinário da Emater/RS-Ascar, Oldemar Weiller.

Na propriedade de 11,4 hectares do casal Ivone e João Tamioso, os visitantes ficaram impressionados com a margem líquida de lucro obtida com a produção de leite no último ano, 65%. Com pouca ração – média de 2,5 kg por vaca ao dia - e um cardápio diversificado que inclui capim pioneiro, ervilhaca, aveia, azevém, nabo forrageiro e grama tifton, a produtividade média de leite do plantel de 10 vacas é de 17 litros/vaca/dia. “São 8.557 litros de leite produzidos em um hectare”, detalhou o técnico agrícola da Emater/RS-Ascar, Daniel Anklan

O cooperativismo foi outro ponto destacado no Dia de Campo em Derrubadas. Desde 2008, funciona no município a Cooperativa Mista Yucumã (Cooperyucumã), que reúne 432 associados de quatro municípios. “É uma cooperativa transparente e sólida, com os pés no chão, sem dívidas”, disse o engenheiro agrônomo João Vitor Buratti, do Núcleo de Cooperativismo de Ijuí, um dos sete núcleos criados pelo Governo do Estado para assessorar as cooperativas familiares. “Fizemos uma pesquisa e 86,32% dos associados estão satisfeitos com a Cooperyucumã”, completou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Fábio Eickhoff.

O coordenador regional da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), Adelmo Colbek, também participou do Dia de Campo e mencionou outras políticas públicas, além do Leite Gaúcho, de incentivo à produção familiar, como o programa Irrigando a Agricultura Familiar, a regionalização do abastecimento e investimento público na assistência técnica prestada pela Emater/RS-Ascar.

Por sua vez, o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Marcos Steinke, destacou o Programa de Apoio à Bovinocultura Leiteira e o Programa Bônus Leite I, que estimulam e viabilizam a atividade leiteira nas pequenas propriedades familiares do município.

 

Texto e Foto: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Ijuí
Jornalista Cleuza Noal Brutti

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 131 visitantes e Nenhum membro online