Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Falando um pouco sobre as Atividades do PNAIC

Texto: Professora Cecília T. Olbermann

Escola Municipal Salto Grande

Dentre os projetos que desenvolvi na sala de aula durante a aplicação do programa PNAIC (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), tais como: Meio Ambiente Tipologia Textual, Resgate de Brincadeiras, Interdisciplinaridade, entre outros; escolhi o projeto: Hábitos Alimentares Saudáveis e Saúde para fazer minha justificativa. Realizei o projeto acima citado com minha turma de 1º ano da E.M.E.F Salto Grande, localizada na área urbana do município de Derrubadas-RS na qual trabalho; resolvi especialmente falar deste tema; pelo motivo da Escola estar situada na área urbana; os alunos tem acesso mais rápido a variados tipos de alimentos.
Considerando que a alimentação tem um papel muito importante no desenvolvimento e saúde do corpo. É necessário que haja uma alimentação adequada nas diversas fases da vida. Conhecer os alimentos é importante, mas uma boa alimentação tem suas leis. A combinação de alguns alimentos torna-se útil para repor as energias que gastamos diariamente. Não basta saber o significado de uma boa alimentação, é necessário segui-la.
A obesidade e as doenças provenientes dela é uma das preocupações de alimentar-se de maneira errada. Pois as guloseimas (salgadinhos, chocolates, chicletes, refrigerantes...) são deliciosos, mas não são ricos em nutrientes, que são os ingredientes que ajudam a crescer, brincar, praticar esportes e estudar. As guloseimas além de tudo fazem engordar e auxiliam na formação de caries. As pessoas precisam comer vários tipos de alimentos; principalmente as crianças, já que estão em fase de crescimento e desenvolvem atividades variadas durante o dia, gastando muita energia. Existem três tipos de alimentos: reguladores, energético e construtores. Cada um deles vai ajudar de alguma maneira para o bom funcionamento do corpo e sua combinação se torna útil para repor a energia que foi gasta.
Porém não existe alimento perfeito porque nenhum alimento possui todos os nutrientes responsáveis por regular, construir os tecidos e fornecer energia. Alguns alimentos fornecem apenas calorias vazias, como as bebidas alcoólicas e os refrigerantes. Para termos uma vida saudável através precisamos comer todo tipo de alimento e praticar exercícios físicos. A alimentação deve ser variada e sem exageros, deve ser suficiente, quer dizer, fornecer a quantidade de alimentos que nosso corpo necessita. Uma boa alimentação precisa ser completa, contendo todos os nutrientes necessários para nosso corpo: proteínas, gorduras, sais minerais, fibras, carboidratos, água e vitaminas. E finalmente, ser adequada à saúde, idade, atividades físicas e clima onde vive.
Para tanto procurei através de atividades diversas, dinâmicas e criativas, caracterizar a importância de uma alimentação saudável para que os alunos, desde cedo, sejam capazes de conhecer os diversos tipos de alimentos que se confrontam no dia-a-dia. Escolhendo comer o que é melhor pára a saúde de forma prazerosa e não obrigatória, incentivando essa prática nas demais pessoas com quem convivem.

Professora: Cecília Teresinha Olbermann
Formação: Graduação em Pedagogia
Pós – Graduação em Educação Especial
13 de novembro de 2013

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 77 visitantes e Nenhum membro online