O Risco de consumir alimento clandestino

Afinal, o que é um alimento clandestino?

Alimento Clandestino é aquele de procedência desconhecida, produzido de forma informal, sem seguir as normas e legislações especificas a atividade. Muitas vezes podem ter sido fabricados em condições insatisfatórias de higiene, representando sérios riscos a saúde de quem for consumir.

O consumidor é o mais afetado, uma vez que os alimentos de origem animal são passiveis de contaminação durante todas as fases de produção. Podendo causar doenças, desde diarreia e vomito, podendo evoluir para casos mais graves como intoxicação, abortos em mulheres gravidas e ate a morte. SIM! É SÉRIO MESMO!

Proporcionalmente, os empresários da indústria devidamente registrada e regular, também são afetados, uma vez que seu produto é competido de forma injusta financeiramente com os clandestinos.

Mas como identificar se um alimento é seguro?

Quando o alimento é produzido seguindo as normas e legislações sanitárias brasileiras recebe um selo de inspeção ao rotulo do produto.

Os selos podem ser: SIM, SUSAF, SISBI, CISPOA e ou SIF

Então nossa dica IDEAL é: Fique de olho, adquira produtos seguros e consuma apenas alimentos inspecionados. Sua Saúde e da sua família agradecem!

Fonte: Ideal Consultoria em Alimentos

Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Derrubadas

Departamento do Serviço de Inspeção Municipal – SIM

Equivalência no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal – SISBI/POA

Leandro Carlos Ernzen Médico Veterinário, fiscal do SIM Municipal.

o risco