CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NA ESCOLA

A temática da Cultura Afro-Brasileira e Indígena esteve presente no decorrer de todo o ano letivo nas escolas municipais.

Uma diversidade de trabalhos foi desenvolvida, promovendo a construção dos conhecimentos através da interação, expressão e socialização das aprendizagens entre os alunos, familiares e professores, abordando valores culturais referentes à nossa realidade social.

O ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena como conteúdo obrigatório na educação foi estabelecido por duas leis, uma de 2003 (Lei 10.639/03) e outra de 2008 (Lei 11.645/08). A Lei 10.639/03 determina a inserção do ensino de história da África e da Cultura Afro-Brasileira nos sistemas de ensino, alterando a LDB: “Art. 26-A. Nos estabelecimentos de ensino fundamental e de ensino médio, públicos e privados, torna-se obrigatório o estudo da História e Cultura Afro-Brasileira”.  Em 2008, a Lei 11.645/08 determina que o mesmo seja feito com a História e a Cultura dos Povos Indígenas do Brasil.

Muito mais do que atender às determinações da legislação vigente, as atividades desenvolvidas sobre essa temática nas escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Derrubadas, no decorrer de todo o ano letivo, demonstram o quanto a temática é instigante por diversas razões, mas fundamentalmente porque nos faz pensar na construção de propostas pedagógicas capazes de garantir o princípio que funda e justifica a educação escolar: o desenvolvimento pleno do educando nas suas múltiplas dimensões: cognitivas, sociais, políticas, afetivas e éticas.

E as atividades sobre a Cultura Afro-Brasileira e Indígena não param:  para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado anualmente em 20 de novembro, os estudantes participaram de rodas de conversa, confecção de instrumentos e pinturas diversas. O projeto continua sendo desenvolvido na Escola Municipal Salto Grande até o final do ano letivo, momento em que será realizada uma socialização das ações ocorridas.

A SMECD parabeniza as escolas municipais pelos belíssimos trabalhos desenvolvidos.

WhatsApp Image 2021 11 25 at 20.48.12