Comunicado da Secretaria Municipal De Educação, Cultura E Desporto

Prezadas famílias,

Como é do conhecimento de todos, várias ações precisaram ser desenvolvidas para minimizar os efeitos da contaminação pelo novo coronavírus no município de Derrubadas, entre elas a suspensão das aulas presenciais até o dia 02 de julho de 2021.

A SMECD destaca que as ações foram positivas, uma vez que mesmo não sendo comprovados casos de contaminação pelo vírus dentro do ambiente escolar, constatou-se uma redução significativa das consultas clínicas na Unidade Básica de Saúde por síndromes gripais, principalmente entre crianças e adolescentes, o que comprova a eficácia da paralisação das aulas presenciais no período em que se observou um número crescente de novos pacientes diagnosticados com a COVID-19 no município de Derrubadas.

Desse modo, por sugestão do Comitê Extraordinário de Prevenção à COVID-19 e seguindo as recomendações médicas e sanitárias, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, comunica aos pais e responsáveis que antecipará, para a próxima semana, o recesso escolar que estava previsto para ocorrer ao final do mês de julho.

A concessão antecipada das férias escolares foi aprovada pelo Conselho Municipal de Educação e Cultura (CMEC) e passa a valer de 05 a 09 de julho de 2021, conforme o Decreto Municipal n.º 049, de 28 de junho. Nesse período não haverá novas Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), pois se trata de um momento de descanso para renovar as energias e dar uma pausa nas atividades escolares.

Tal medida vem a corroborar com as indicações da Secretaria Municipal de Saúde do Município de Derrubadas, bem como com as determinações do Comitê de Monitoramento da COVID-19, tendo por base a diminuição do número de casos positivados no município, aliando, em especial, o fato de que com a referida antecipação do recesso escolar, considerando a sequência do cronograma de vacinação preventiva para o novo coronavírus, haverá um avanço significativo do número de pessoas vacinadas quando do retorno presencial das aulas, pós recesso, em 12/07/2021.

A SMECD orienta aos pais e responsáveis que não façam viagens nesse período de recesso, evitem visitar familiares e amigos, e procurem manter as medidas de prevenção à COVID-19, utilizando máscara ao sair de casa, evitando lugares fechados e com aglomeração de pessoas, lavando as mãos com água e sabão e, sempre que possível, fazendo uso de álcool gel 70%.

Estamos certos de que, agindo com consciência, vamos superar os obstáculos desses dias desafiadores e deles sairemos com a certeza de quem agiu da melhor maneira, pensando no bem comum e na saúde de todos.

A equipe da SMECD deseja a toda comunidade escolar um bom descanso durante esse período de recesso.

EDUCAÇÃO