Rede Pública Municipal de Ensino de Derrubadas é presenteada com livros do projeto “Margeando Histórias”

Na quinta-feira, 24 de junho, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto (SMECD) recebeu a visita da escritora Eleonora Medeiros.

Pedagoga, escritora e contadora de histórias com muitos anos de experiência na área da educação literária, Eleonora reside atualmente em Uruguaiana (RS) e é proprietária de uma livraria itinerante com foco no livro infantil e do NINHO Estúdio Literário. Além de realizar encontros, mediações, oficinas e palestras em diversas Feiras de Livros Municipais, Escolares, Seminários e Simpósios.

Eleonora explicou que a visita à SMECD faz parte das ações desenvolvidas pelo Projeto “Margeando Histórias”, contemplado no edital Criação e Formação – Diversidade das Culturas, realizado pela Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Rio Grande do Sul. Como meta principal estão sendo entregues, gratuitamente, exemplares do livro “Comadre Onça – Contos Brasileiros”, em 20 cidades gaúchas banhadas pelo Rio Uruguai, objetivando levar literatura e educação ambiental aos moradores dessas cidades.

A escritora relatou, ainda, à equipe da SMECD, que a grande inspiração para a escrita do livro “Comadre Onça” foi a sua visita ao Salto do Yucumã, momento em que pode conhecer as potencialidades do Parque Estadual do Turvo e as atividades ligadas à importância da preservação da onça-pintada, uma vez que o Parque do Turvo é um dos últimos redutos do maior felino das Américas.

Os livros recebidos pela SMECD serão distribuídos nas Escolas Municipais: Salto Grande, Duque de Caxias, Juscelino K. de Oliveira e EMEI Meu Primeiro Passo, onde renderão belíssimos momentos de contação de histórias, reflexões e criatividade, considerando as possibilidades de trabalho apresentadas pela obra.

A Equipe da SMECD agradece pelos livros recebidos e, principalmente, à escritora Eleonora, pela visita e pelo carinho atribuído ao Município de Derrubadas.

205899679 4793601337333468 41885717540426001 n