Reunião por videoconferência sobre projeto de Concessão do Parque Estadual do Turvo

Na última terça-feira, (10), o Presidente da Rota do Yucumã e Prefeito de Derrubadas Alair Cemin, participou de uma importante reunião a com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, “representada” pelo Deputado Tiago Simon do MDB.

A videoconferência contou ainda com a presença do Secretário Extraordinário de Parcerias, Sr. Leonardo Busatto, representantes da SEMA e Prefeitura de Derrubadas.

A reunião teve por objetivo, promover o diálogo conjunto entre os setores administrativos referente ao andamento do Projeto contratado pelo Estado do Rio Grande do Sul, com recursos do BNDES, junto ao Consórcio Araucária, para elaboração do plano de concessão de Parques Estaduais, sendo que no presente caso, o diálogo foi sobre o Parque Estadual do Turvo – Salto do Yucumã, com sede em Derrubadas/RS.

Na ocasião, Alair Cemin, manifestou a preocupação da comunidade regional quanto aos termos desse tipo de concessão, e que o Município de Derrubadas solicitava a participação ativa nesse processo de construção do projeto e edital de concessão futura.

Segundo a SEMA, o Município de Derrubadas terá participação na discussão do projeto, uma vez que é fundamental a aprovação da comunidade local e regional na construção das concessões de Parques.

Foram mencionados ainda, os avanços já registrados com a Gestão Compartilhada do Parque, como a melhoria da infraestrutura e recepção dos turistas, ocasionando o aumento significativo de visitantes.

Conforme o órgão, a concessão de uso do Parque Estadual do Turvo à iniciativa privada poderá gerar investimentos obrigatórios na ordem de aproximadamente R$ 7.000.000,00 nos primeiros 03 (três) anos, além de aportes financeiros não obrigatórios, que podem duplicar esses investimentos.

O projeto está sendo estruturado e com estudos em andamento. A publicação do edital está prevista para setembro deste ano, com leilão em dezembro e assinaturas em 2022, destacou a SEMA/RS.

dddddddddddddd