Capacitação mobiliza Equipes da SMHAS e CRAS referente ao SUAS

A Equipe da Secretaria Municipal de Habitação e a Assistência Social (SMHAS), juntamente com os profissionais do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, participaram de Capacitação referente a Política Nacional de Assistência Social – SUAS, com as profissionais Cláudia Giongo e Maria Júlia Andrade Vale, entre os dias 28 e 30 de abril, com a carga horária de 20 horas, nas dependências do CRAS, respeitando os protocolos da Organização Mundial de Saúde - OMS, durante a Pandemia da COVID 19.

Esta Capacitação teve como objetivo qualificar os profissionais, que atuam como trabalhadores sociais, junto ao SUAS, pensando os serviços ofertados pela SMHAS e pelo CRAS. Considerando que existem dentro do Sistema, algumas normativas, regulamentações e tipificações que são fundamentais que sejam seguidas e compreendidas, para que haja um trabalho de eficiência e eficácia junto aos usuários da Política Pública de Assistência Social do município.

As profissionais envolvidas que ministraram a Capacitação, Claudia Giongo - Assistente Social e Maria Julia Andrade Vale – Psicóloga, que trabalham junto ao Instituto Domus e através do programa DOMUS/SUAS que tem por foco o trabalho com famílias nas políticas públicas e têm longa experiência com a Política Pública de Assistência Social – SUAS.

As mesmas conduziram brilhantemente as 20 horas de trabalho, através de materiais didáticos na área, dinâmicas de grupos, trocas de experiências, que proporcionaram aquisição de conhecimento aos participantes, bem como, espaço de perguntas e respostas quanto a dúvidas e principalmente, quanto ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela Gestão da SMHAS e pelo CRAS.

No primeiro dia da Capacitação, foi convidado o Conselho da Assistência Social do Município, para que pudesse acompanhar e participar das discussões e dos primeiros diálogos introdutórios e conceituais referente ao SUAS.

Na sequência, foram trabalhados o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que são os dois serviços que norteiam o trabalho do CRAS. Houve uma boa participação dos presentes e uma avaliação muito positiva da Capacitação, a qual, gerou um documento que será repassado para a administração municipal, demonstrando os aprendizados e a importância do trabalho de proteção social em nosso município.

dddddddddddd