Realizada live para funcionários da Rede Pública Municipal de Ensino com o tema "Alimentação em época de COVID-19"

No dia 07 de agosto, a nutricionista Luciani Moresco Eickhoff, a convite da Secretária Municipal de Educação, Professora Cristiane Führ, realizou uma live para todos os funcionários da Rede Pública Municipal de Ensino de Derrubadas onde abortou o assunto Alimentação em época de COVID-19. A palestra online faz parte dos encontros de Formação Continuada, oportunizados pela SMECD, para promover o crescimento pessoal e profissional dos seus servidores.
De início, a nutricionista passou um filme “Day e Night - Somos diferentes, mas precisamos uns dos outros”, que retrata a realidade nos dias de hoje, ou seja, as consequências ocasionadas pela falta de contato físico e presencial em nossas vidas.
Posteriormente, a nutricionista introduziu o assunto sobre como os hábitos alimentares podem ser aliados na prevenção contra o coronavírus neste momento de Pandemia. Destacou, ainda, que não existe um alimento ou uma vitamina específica para prevenir ou tratar a COVID-19 e, sim, a importância de se manter uma alimentação saudável e equilibrada para auxiliar no fortalecimento da imunidade e oferecer ao organismo maiores chances de lutar e se proteger contra o vírus.
A nutricionista também destacou o aumento do sobrepeso, obesidade e diabetes tipo II nos últimos anos no Brasil, consequência de uma alimentação realizada de forma errada pela população, e sobre o quanto as pessoas acometidas pelas mesmas correm mais riscos quando se trata da COVID- 19.
No decorrer da live, a nutricionista enfatizou a importância do aumento da imunidade, dando dicas sobre alimentos que ajudam para que isso aconteça, ressaltou que as pessoas precisam se manter hidratadas, realizar atividades físicas, ter horas adequadas de sono e principalmente manter a mente saudável.
Por fim, Luciani orientou os Servidores Públicos da Educação para que tomem cuidado com as informações que circulam nas redes sociais (áudios e vídeos) com orientações sobre supostas terapias milagrosas no campo de nutrição. É necessário ficar atento e procurar fontes científicas oficiais antes de consumir alimentos e suplementos que, supostamente, podem contribuir para a prevenção contra a COVID-19.
A palestra online foi encerrada com a seguinte reflexão: que esse tempo difícil de isolamento nos ensine o valor de um abraço e de um simples aperto de mão.
Luciani Moresco Eickhoff
08