SMECD realiza encontro online com diretores, equipes pedagógicas e professores da Rede Pública Municipal de Ensino de Derrubadas

Na segunda-feira, dia 03 de agosto de 2020, os professores, direções e equipes pedagógicas da Rede Municipal de Ensino de Derrubadas participaram de um encontro tendo como ferramenta online Jitsi Meet (meet.jit.si), com a Secretária de Educação, professora Cristiane Führ. A reunião teve por objetivo tratar de assuntos relacionados às ações desenvolvidas pelas escolas nesse momento de pandemia. Dentre os assuntos abordados, destacou-se o empenho e dedicação dos professores no planejamento e na organização das Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs), que são disponibilizadas aos alunos. Cristiane Führ ressaltou ainda o grande desempenho dos professores, que estão buscando novas ferramentas e metodologias de ensino e estão se reinventando cada vez mais nesta atual prática docente.

Conforme destacado pela professora Cristiane, foi pensando na necessidade de atender aos alunos da Rede Pública Municipal de Ensino em sua totalidade, oportunizando o compartilhamento igualitário do conhecimento, que os professores, equipes pedagógicas e direções das escolas vêm organizando, desde o dia 19 de março de 2020, APNPs de maneira impressa para que os estudantes realizem em suas residências, de maneira autônoma e/ou com o acompanhamento da família, atingindo, principalmente os alunos que não possuem acesso à internet ou não fazem uso das tecnologias digitais.

Durante o mês de agosto, será realizada uma nova entrega de APNPs aos alunos, período no qual os professores terão um novo cronograma de trabalho, atuando na correção e avaliação das atividades do mês de julho, como também na organização das cadernetas, notas, relatórios descritivos e no planejamento de novas APNPs. Além disso, as direções estão empenhadas na realização de serviços diversos de infraestrutura das escolas.

A Secretária Cristiane Führ destacou, ainda, que não existe uma data definida para o retorno das aulas presenciais, por isso a SMECD segue atenta às orientações e determinações das autoridades, sempre buscando as melhores estratégias para alcançar todos os estudantes e atingir os objetivos de ensino-aprendizagem durante o período de suspensão das atividades presenciais. Por isso, alunos, pais e responsáveis podem contar com o apoio dos professores, direções e equipe da SMECD, por meio das ferramentas online, whatsapp, ligações telefônicas, mensagem, etc., sempre que houver dúvidas e dificuldades na realização das APNPs. As escolas também possuem turnos de atendimento aos familiares que necessitarem auxílio ou esclarecimentos sobre as ações educacionais desenvolvidas nesse momento de pandemia.

A Equipe da SMECD finalizou a reunião destacando o envolvimento dos pais, responsáveis, e alunos no desenvolvimento das APNPs, que pode ser observado na qualidade das atividades que estão retornando às escolas. A união e comprometimento da família e da escola são fundamentais para garantir que os estudantes mantenham uma rotina básica de atividades escolares mesmo afastados do ambiente físico da escola.