Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Ações pedagógicas desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto durante a pandemia do COVID-19

IMG 20200522 WA0010 1Os efeitos da pandemia do novo coronavírus (COVID-19) não ficaram restritos às pessoas infectadas. As mudanças na rotina familiar e profissional têm impactado pessoas de diferentes idades, principalmente as crianças e os adolescentes, que estão vivenciando, juntamente com seus familiares, uma nova realidade educacional.

Durante esse período de isolamento social e suspensão das aulas presenciais, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, juntamente com os professores e as direções das escolas municipais: Duque de Caxias; Juscelino Kubitschek de Oliveira; Tenente Siqueira Campos; Salto Grande e EMEI Meu Primeiro Passo, têm buscado estratégias para amenizar o distanciamento dos estudantes com o ambiente escolar. Essas ações compreendem o planejamento e a organização de atividades pedagógicas escolares na forma de aulas não presenciais, buscando consolidar as aprendizagens iniciadas pelos alunos neste ano letivo.

As atividades pedagógicas foram disponibilizadas aos pais e responsáveis pelos alunos da rede municipal de ensino em diferentes momentos, durante os meses de março, abril e maio, nos quais, respeitando os protocolos de prevenção à disseminação do COVID-19, como a adoção de máscaras e o afastamento entre as pessoas, os pais ou responsáveis dirigiram-se às respectivas escolas para a retirada do material.  No mês de maio ocorreu, também, durante o recebimento das novas atividades, a devolução das tarefas já concluídas pelos estudantes, que serão corrigidas e avaliadas pelos professores, a fim de identificar a autonomia e o progresso dos alunos no desenvolvimento das atividades, bem como caracterizar possíveis dúvidas, inadequações e dificuldades na realização das mesmas.

Cabe destacar que os professores, as direções das escolas e a equipe da Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desporto, estão acompanhando, mesmo à distância, o envolvimento e o empenho dos pais e responsáveis no incentivo e ajuda aos estudantes na realização das atividades pedagógicas. Desse modo, toda a equipe educacional agradece o apoio e a compreensão das famílias e pede que continuem auxiliando os estudantes, pois a união entre família e escola é fundamental para que os alunos desenvolvam habilidades e competências educacionais e socioemocionais tão necessárias nesse momento.

A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto, por intermédio das direções e professores da rede municipal de ensino ressalta, ainda, que caso haja dúvidas durante o desenvolvimento das atividades em casa, as escolas junto aos professores darão suporte aos alunos, para isso, as informações necessárias podem ser obtidas nas escolas ou diretamente com os professores através de contato telefônico ou via WhatsApp.

Conforme a Secretária de Educação, Cultura e Desporto, professora Cristiane Führ, as escolas possuem turnos de atendimento aos pais ou responsáveis que necessitarem auxílio ou esclarecimentos sobre as ações educacionais desenvolvidas nesse momento de pandemia, destaca, também, que os professores estão trabalhando no planejamento de novas atividades e participando de formações continuadas, oferecidas de maneira online pelo programa “A União Faz a Vida”. Já as direções das escolas estão atuando na organização e melhoria da infraestrutura do ambiente escolar, para proporcionar um espaço acolhedor aos educandos no retorno às aulas presenciais, que ainda não possui data definida para acontecer.

Esse é um momento que exige muita organização e planejamento, para que toda a comunidade escolar caminhe segura no passo a passo que a atual situação demanda. Por isso, contem com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e com a certeza de que toda a equipe educacional está buscando colocar em prática as melhores estratégias diante dessas circunstâncias para que, agindo com consciência, tranquilidade e cooperação, possamos superar os obstáculos desses dias desafiadores e deles sair com a certeza de quem agiu da melhor maneira, pensando no bem comum e na saúde de todos.

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 65 visitantes e Nenhum membro online