Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Alerta para Raiva Herbívora na região

A Prefeitura Municipal de Derrubadas está prestando total assessoria sobre casos de suspeita e dúvidas em relação à doença

A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está alertando a população de Derrubadas sobre o surto de Raiva Herbívora no estado. Segundo o Núcleo de Combate e Profilaxias da Raiva Herbívora, da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) a doença já levou a morte cerca de 4 mil animais no estado somente este ano.

O vírus rábico é transmitido através da mordida de morcegos hematófagos em animais que ficam mais expostos aos seus ataques, geralmente bovinos, equinos e bubalinos. A raiva herbívora se caracteriza como uma zoonose, sendo uma enfermidade aguda do sistema nervoso central que pode acometer todos os mamíferos, inclusive os seres humanos. Não há tratamento, e a doença é invariavelmente fatal, uma vez iniciados os sinais clínicos. A Seapa já notificou a ocorrência de casos de raiva herbívora em bovinos de nossa região, nos municípios de Esperança do Sul e Três Passos. Perante a isso, tornou-se obrigatória a vacinação de todos os rebanhos bovinos e equinos no município de Derrubadas.

Segundo o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente Marcos César Steinke, para controlar o problema é fundamental a participação do produtor, que deve vacinar seu rebanho e avisar a Inspetoria de Defesa Agropecuária mais próxima assim que perceber os sintomas nos animais e notar a presença de furnas e cavernas próximas ao local onde habitam os animais. A distribuição de vacinas anti-rábicas em animais não é obrigatoriedade do poder público, porém em nosso município a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente está disponibilizando as duas doses necessárias da vacina com custo de R$ 1,00 (um real) para os produtores rurais cadastrados no município. O custo restante das doses e do vacinador está sendo subsidiado pela Prefeitura.

No município também está havendo mobilização da população, em geral, para o importante cuidado que se deve ter com a doença, através de palestras nas escolas e comunidades, e a Secretaria de Agricultura está prestando total assessoria nos casos de suspeitas e dúvidas sobre o assunto. A vacinação nos animais é a única maneira de prevenir a contaminação da doença, por isso, cabe à população conscientizar-se sobre sua importância.

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online