ATIVIDADE DE ESCOVAÇÃO SUPERVISIONADA SERÁ REALIZADA PARA AS CRIANÇAS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MÊS DE OUTUBRO.

A importância da escovação bucal supervisionada na infância é que as crianças assimilam os hábitos que vão permanecer o resto da sua vida, porém elas precisam ser iniciadas desde cedo, seguindo as orientações de um Cirurgião Dentista e ser realizada pelos responsáveis até próximo dos oito anos de idade.

Pensando nisso a Secretaria Municiapal de Saúde de Derrubadas vem trabalhando na prevenção da saúde bucal com atividades como esta de escovação supervisionada realizada na Escola Municipal Salto Grande e na Creche Primeiro Passo com alunos do Pré I ao 5° ano, com a Cirurgiã Dentista: Anna Christina Balzan e ASB: Roseli Bomm Fontana, a mesma atividade será realizada em todas as escolas de ensino fundamental da cidade.

A importância de realizar tais atividades é orientar e ensinar sobre os movimentos corretos durante o uso da escova e do fio dental e proporcionar assim um cuidado adequado aos dentes e tecidos bucais, pois nesta faixa etária, em geral, a criança não possui habilidade motora para fazer os movimentos corretos, outro tópico importante foi orientar sobre a quantidade do creme dental que deve ser aplicada na escova.

É de suma importância que quando a criança começa a realizar a escovação sozinha, deve haver o envolvimento de um responsável na supervisão. Passar o fio dental geralmente exige mais coordenação motora, portanto, se necessário, permaneça auxiliando a criança nesta atividade. Vale lembrar que as visitas regulares ao Cirurgião Dentista devem ser iniciadas no primeiro ano de vida e que o profissional acompanhará o crescimento do seu filho acrescentando ou adaptando dicas aos pacientes e responsáveis dentro das necessidades individuais de cada um.