EDITAL Nº 003/2019

EDITAL DE PROCESSO SELETIVO PÚBLICO

 SELEÇÃO DE ESTAGIÁRIOS PARA PREFEITURA DE DERRUBADAS/RS

O MUNICÍPIO DE DERRUBADAS - RS, torna público a abertura de inscrições para Processo Seletivo Público, a ser realizado pelo CENTRO DE INTEGRAÇÃO EMPRESA ESCOLA DO RIO GRANDE DO SUL – CIEE – RS, destinado ao preenchimento de vagas de estágio e formação de cadastro de reserva, para estudantes regularmente matriculados e com frequência regular em instituições de ensino médio ou superior, nos termos da Lei Federal 11.788/2008 e da Lei Municipal nº 781/2009, para atuação na Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto e na Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, conforme contrato/convênio nº 1012698.

  1. LOCAL: As inscrições serão recebidas na Prefeitura Municipal de Derrubadas, situada à Avenida Pelotas, nº 595, Centro de Derrubadas, junto ao Departamento de Recursos Humanos.
  1. PERÍODO: As inscrições serão recebidas no período de 23/08 até 03/09/2019.
  1. HORÁRIO: das 08h às 11h e das 14h às 17h.

 

  1. Ser brasileiro nato ou naturalizado;
  2. Ter idade mínima de 16 anos completos até a data de realização da inscrição;
  3. Residir no município de Derrubadas - RS;
  4. Comparecer no endereço indicado do Item 1) INSCRIÇÕES, letra “a” e apresentar originais e cópias do RG e CPF;
  5. As inscrições devem ser realizadas pelo próprio candidato. Não serão aceitas inscrições por procuração;
  6. As inscrições de que trata este Edital implicam no conhecimento por parte do candidato e seu compromisso tácito de aceitar as condições do Processo Seletivo Público para Seleção de Estagiários para o Município de Derrubadas;
  7. O candidato deverá estar ciente das condições estabelecidas pela Instituição de Ensino e pelo Conselho Regional e/ou Federal da categoria, para realização de estágios não obrigatórios, sob pena de, mesmo que aprovado, não atender os aspectos legais para sua contratação.
  8. O candidato, ao efetivar sua inscrição, assume inteira responsabilidade pelas informações constantes no seu formulário de inscrição, sob as penas da lei, bem como assume que está ciente e de acordo com as exigências e condições estabelecidas neste Edital, do qual o candidato não poderá alegar desconhecimento, ficando o candidato, desde já, cientificado de que as informações inverídicas ou incorretas por ele prestadas na ocasião da inscrição, resultarão automaticamente na sua desclassificação.
  9. A qualquer tempo poder-se-á anular a inscrição, a prova ou o contrato do candidato, se verificadas falsidades de declarações ou irregularidades nas provas ou documentos.
  10. O candidato não poderá inscrever-se:
  11. Caso não esteja matriculado e frequentando um dos cursos discriminados no Quadro Geral de Vagas deste edital;
  12. Caso descumpra qualquer dos requisitos constantes neste Edital.

             

NÍVEL

CURSO

Nº DE VAGAS

Nível Médio

Técnico em Enfermagem

02

Superior

Pedagogia

CR

Superior

Educação Física – Licenciatura

CR

Superior

Geografia

CR

Superior

História

CR

Superior

Letras

CR

 

Observações: Este processo seletivo público destina-se ao preenchimento de vagas existentes e a classificação de candidatos às vagas futuras (CR - cadastro reserva), conforme especificado no Quadro Geral de Vagas.

 

NÍVEL

VALOR MENSAL DA BOLSA AUXÍLIO

MÉDIO

R$ 795,00 (setecentos e noventa e cinco reais)

SUPERIOR

R$ 870,00 (oitocentos e setenta reais) por mês de estágio efetivamente realizado

 

 

  1. DATA: 05/09/2019
  2. HORÁRIO: 10:00h
  3. TEMPO DE DURAÇÃO: 01h30min
  4. LOCAL: Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande, localizada à Rua Passo Fundo, 243, Centro Derrubadas/RS.
  5. ETAPAS: O Processo Seletivo consiste de uma única etapa: PROVA ESCRITA.
  6. FORMATAÇÃO: A prova será composta de 20 (vinte) questões objetivas, às quais serão atribuídas peso de forma que a soma de todas totalize 100 pontos.
  7. A nota final do candidato será obtida de acordo com o número de acertos, multiplicado pelo peso de cada questão, tendo o valor máximo de 100 (cem) pontos.
  8. O candidato deverá comparecer ao local da prova, munido do comprovante da inscrição, do documento de identidade e de caneta esferográfica azul ou preta.
  9. O candidato deverá chegar ao local da prova com antecedência de 30 minutos para evitar transtornos.
  10. Durante a prova não será permitido o uso de calculadoras, celulares, ou qualquer outro equipamento de comunicação, bem como consultas a obras ou impressos de qualquer espécie.
  11. Candidatos flagrados fazendo uso de qualquer meio de consulta serão automaticamente desclassificados.

 

  1. Os candidatos serão classificados pelo somatório dos pontos em suas provas;
  2. Será considerado aprovado no Processo Seletivo, dentro da sua respectiva área de formação, conforme inscrição, o candidato que obtiver média igual ou superior a 50(cinquenta) pontos.
  3. Ocorrendo empate na classificação serão utilizados os seguintes critérios para desempate:

    

  1. maior número de acertos em conhecimentos gerais;
  2. maior número de acertos em Língua Portuguesa;
  1. Na divulgação do resultado final do processo seletivo os candidatos aprovados serão relacionados por ordem de classificação, dentro do curso com o qual se inscreveram, em lista publicada no quadro de avisos e no endereço eletrônico da Prefeitura de Derrubadas (derrubadas-rs.com.br) e no site do CIEE-RS (www.cieers.org.br).
  2. Os candidatos não aprovados serão relacionados exclusivamente pelo número de inscrição.

 

  1. O prazo limite para interposição de recurso quanto ao Gabarito e a Classificação Preliminar está especificado no Cronograma de Execução do Processo Seletivo, ao final deste Edital.
  2. O recurso só será admitido para o único efeito de correção de notório erro de fato.
  3. Os recursos deverão ser dirigidos ao Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul – CIEE – RS, através do e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., responsável pela elaboração do Processo Seletivo, a quem cabe a responsabilidade de julgar os recursos impetrados, os quais deverão estar devidamente fundamentados, constando o nome do candidato, número de inscrição, o curso com o qual se inscreveu, o telefone e os dados para contato (endereço ou e-mail).
  4. O recurso interposto fora do prazo e/ou que não contenha os dados supramencionados e os fundamentos do pedido não será conhecido, determinando-se o respectivo arquivamento.
  5. Não será aceito pedido de reconsideração de recursos.
  1. O provimento das vagas ficará a critério do Município de Derrubadas, observados o interesse, a necessidade e a conveniência do serviço público, respeitando a compatibilidade das atividades e carga horária escolar desenvolvidas pelo estudante, de acordo com a legislação vigente;
  2. Os demais candidatos formarão um cadastro de reserva, cuja contratação estará condicionada à liberação e/ou criação de futuras vagas no prazo de validade deste Processo Seletivo Público.
  3. Os candidatos aprovados, de acordo com a disponibilidade de vagas e o interesse manifestado pelo Município de Derrubadas, serão convocados pelo CIEE – RS exclusivamente por e-mail;
  4. Após o recebimento da convocação, o candidato terá o prazo de 04 (quatro) dias contados a partir da data de recebimento da convocação, para manifestar-se por escrito a respeito do interesse ou não em assumir a vaga e apresentar a cópia de seu RG e CPF, comprovante de endereço, número da conta para depósito, comprovante de matrícula e/ou frequência atualizado do curso com o qual requereu sua inscrição;
  5. Não comparecendo o candidato convocado no prazo estabelecido no item “d”, este será considerado eliminado do processo seletivo e serão convocados os demais aprovados, observando-se a lista classificatória;
  6. O candidato aprovado que manifestar o interesse em não assumir a vaga nesta convocação poderá requerer, por escrito, por uma única vez, no período de validade deste processo seletivo, sua alocação no final da lista de aprovados;
  7. Os aprovados remanescentes poderão ser chamados posteriormente, caso ocorram desistências ou o surgimento de novas vagas (cadastro reserva);
  8. Aos portadores de deficiência é assegurado o direito de inscrição, podendo concorrer a 10% (dez por cento) das vagas oferecidas pela parte concedente, na área de inscrição, desde que haja compatibilidade entre as atribuições da vaga e a deficiência de que são portadores.
  1. Ter sido aprovado no Processo Seletivo Público;
  2. Ter preenchido e/ou fornecido informações corretas quando da realização da inscrição e mantido atualizados os dados de contato (telefone, celular e e-mail) junto ao CIEE – RS (cieers.org.br) para atender a convocação;
  3. Ter atendido a convocação, apresentado os documentos requeridos no item 08) letra ‘d’ e cumprido os prazos estabelecidos;
  4. Ter disponibilidade para cumprir a carga horária de estágio proposta na convocação, sem que haja conflito entre esta e a carga horária escolar, ficando, o Município de Derrubadas, neste caso, autorizado a convocar os demais aprovados, observando-se a lista classificatória;
  5. Ter o CIEE – RS recebido a aprovação final do Município de Derrubadas para elaboração do Termo de Compromisso;
  6. Não poderá assumir a vaga o candidato que, no momento da convocação para assumir, estiver cursando o último semestre do curso de nível médio ou superior com o qual se inscreveu, ou já ter realizado estágio no Município de Derrubadas por período igual ou superior a 18 meses;
  7. Cumprir as determinações deste Edital.

CONTEÚDOS COMUNS A TODOS OS CURSOS

 

  1. Língua Portuguesa:
  1. As questões de Língua Portuguesa contemplarão conteúdos em nível de Ensino Fundamental e Médio.
  2. Leitura e interpretação de texto; vocabulário; substituição e sentido de palavras e expressões no contexto.
  1. Pontuação de frases; sinais de pontuação e seu uso.
  2. Classificação, uso e flexão de substantivos e adjetivos; singular e plural; masculino e feminino;
  3. Sinônimos e antônimos; expressões idiomáticas; gírias.
  1. Conhecimentos Gerais

 

  1. Informações referentes a temas relacionados a atualidade, cidadania, consciência ecológica, geografia, história e meio ambiente.
  2. Informações e notícias veiculadas nos meios de comunicação, tais como jornais, revistas, emissoras de rádio e televisão.
  3. Informações históricas e dados estatísticos, tais como dados populacionais, habitantes no meio rural e urbano e número de homens e mulheres, além de outros dados do Município de Derrubadas, extraídas do endereço eletrônico www.derrubadas-rs.com.br.
  4. Lei Federal nº 11.788/2008 – Lei Federal dos Estágios.

 

  1. O prazo de validade deste processo seletivo público para contratação de estagiários será de um ano, a contar da data de publicação da classificação final, podendo ser prorrogado por uma única vez, a critério do Município de Derrubadas, por igual período;
  2. Para prestação de estágio no serviço público municipal os estudantes deverão estar matriculados e frequentando regularmente instituições de ensino reconhecidas pelo Ministério da Educação e conveniadas com o CIEE – RS.

CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROCESSO SELETIVO

 

PROCEDIMENTOS

DATAS

Publicação do Edital do Processo Seletivo 03/2019  –

www.cieers.org.br e www.derrubadas-rs.com.br   

22/08/2019

Período de Inscrição

23/08 a 03/09/2019

Divulgação da homologação das inscrições  - www.cieers.org.br e www.derrubadas-rs.com.br   

04/09/2019

Aplicação das provas

05/09/2019

Divulgação dos gabaritos oficiais – www.cieers.org.br e www.derrubadas-rs.com.br   

06/09/2019

Prazo limite para interposição de recurso do gabarito

Até 17 horas do dia 09/09/2019

Divulgação da classificação preliminar –

www.cieers.org.br e www.derrubadas-rs.com.br   

11/09/2019

Prazo limite para interposição de recurso da classificação preliminar

Até 17 horas do dia 12/09/2019

Divulgação da classificação final - www.cieers.org.br e www.derrubadas-rs.com.br

13/09/2019

                                   Gabinete do Prefeito Municipal de Derrubadas - RS, aos 22 de agosto de 2019.

                                                                                              ALAIR CEMIN

                                                                                            Prefeito Municipal