Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Realizada audiência pública sobre a criação de animais no perímetro urbano

O veterinário Sandro Charopen Machado destacou sérias doenças que os animais podem passar ao homem

A audiência pública que tratou sobre a criação de animais no perímetro urbano aconteceu na última sexta-feira, dia 23, no salão paroquial católico do município, e contou com a presença das autoridades do poder executivo e legislativo, bem como da comunidade da sede, a maior interessada.

A reunião foi dirigida pelo assessor jurídico da prefeitura municipal John Régis Gemelli dos Santos, que abordou sobre a legislação municipal existente e que proíbe a criação de animais na sede, e introduziu o assunto abordado pelo professor do curso de veterinária da Faculdade de Itapiranga (FAI) Sandro Charopen Machado, que foi convidado para palestrar na audiência. Machado explicou sobre as zoonoses - doenças transmitidas de animais para seres humanos – destacando a raiva, hidatidose, brucelose, salmonelose e também a tuberculose. Nesta última, Machado afirmou que a maior forma de contágio do ser humano se dá através do animal, pelo consumo de leite e carne bovina. “O convívio extremamente próximo entre o ser humano e os animais de produção, aumenta o risco de doenças diretas e indiretas”, destacou o veterinário.

Na audiência também foram discutidas propostas para desvincular os animais do perímetro urbano, bem como alternativas para adequar as maneiras de criação, para assim, resolver os problemas gerados pelos animais da cidade, como o excesso de moscas nas residências e estabelecimentos comerciais. Segundo o prefeito municipal Almir José Bagega, as reclamações estão chegando mais fortes ao gabinete, e por isso a audiência é importante na definição de alternativas cabíveis para este caso.

Por se tratar de um município essencialmente rural, a sede também possui famílias que geram a maior parte de sua renda através da criação de animais e outras que usam para o próprio sustento. Para avaliar calmamente cada situação, Machado sugeriu a realização de um cadastro das famílias que possuem animais na cidade.

O próximo passo será fazer uma análise das alternativas propostas na audiência pelas autoridades municipais, e após será repassada uma definição do caso à comunidade.

Cerca de sessenta pessoas participaram da audiência pública

 

A comunidade também se manifestou e deu sua opinião sobre o assunto tratado

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 16 visitantes e Nenhum membro online