Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

Curso de capacitação em construção de Cisterna ocorre esta semana na escola Salto Grande

O curso que beneficiará a escola é oferecido pelo Instituto de Educação Ambiental e Agroecológica Yucumã

Iniciou nesta semana o curso de capacitação em construção de cisterna, modalidade de ferro e cimento na Escola Municipal Salto Grande. O curso oferecido pelo Instituto de Educação Ambiental e Agroecológica Yucumã (INEAY) irá beneficiar dez escolas de dez municípios da região noroeste, além de capacitar os inscritos no curso interessados em ajudar e aprender.

A construção da cisterna é feita com recursos do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA),  por intermédio da Caixa Econômica Federal, via Território da Cidadania Noroeste Colonial. O membro do INEAY, Ivanor R. Johann, bacharel em Desenvolvimento Rural, é quem está capacitando os inscritos em parceria com o extensionista Daniel Anklam da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) do município. Os participantes do curso, professores e alunos da escola também tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais com a palestra sobre a “Problemática da Água” conduzida pelo consultor do INEAY Jesson Marchesan.

De acordo com o diretor da Escola Salto Grande, professor Adelino Vasconcellos, a cisterna com capacidade de armazenamento de 32 mil litros irá possibilitar a diminuição de consumo na escola, que utilizará a água coletada para a limpeza da mesma e para a irrigação da horta orgânica. A calha que coletará água da chuva será instalada no ginásio municipal de esportes, que fica próximo ao local onde está sendo construída a cisterna.

O diretor afirma também que quando finalizada a construção, pretende vincular o projeto junto ao bairro onde está localizada a escola, possibilitando que mais pessoas utilizem a água coletada e diminuam o desperdício de água potável. Ao termino do curso que dura em média 5 a 6 dias, os participantes irão receber certificados e estarão aptos para construções de novas cisternas.

O profissional Ivanor Johann e os participantes no primeiro dia de curso

Local onde está sendo construída a cisterna

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 27 visitantes e Nenhum membro online