Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

CUIDADO COM A SAÚDE DO HOMEM: NOVEMBRO AZUL

IMG 0084 Copy          Durante o mês de novembro acontece no Brasil à campanha de incentivo para o cuidado da saúde do homem e para que eles realizem seus exames em prevenção ao câncer de próstata, pensando nisso, a Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social (SMHAS), através do Centro de Referencia da Assistência Social (CRAS) juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SMSS), promoveram uma palestra com o profissional Abel Peter, profissional Perito do Instituto Médico Legal de São Miguel do Oeste - SC e estudante de psicologia.

          O evento contou com a presença de diversas autoridades municipais, como o Prefeito Municipal Alair Cemin, o vice-prefeito e responsável pela SMHAS Miro Mulbeier, Secretário Municipal da Saúde e Saneamento Ademir Cemim, responsável pela Emater/ASCAR Fabio Eikhoff e demais funcionários desta entidade, além de funcionários da prefeitura e em especial, público masculino em geral, totalizando em torno de cinquenta pessoas no evento.

          Inicialmente, a Coordenadora do CRAS Sirlei Daiani Becker, saudou os presentes, desejando lhes as boas vindas e falou da importância do evento, ressaltou sobre a dificuldade que muitos homens têm em cuidar da saúde e, em especial, de realizarem os exames em prevenção ao câncer de próstata, muitas vezes, devido a desinformação e ao preconceito que os exames representam.

          Em seguida, o Secretário de Saúde e Saneamento Sr. Ademir Cemin, apresentou alguns dados de casos de câncer em tratamento no Estado do RS e em nosso município, ressaltando sobre os altos custos do tratamento, a falta de vagas e consequentemente a demora em relação ao início do tratamento, além dos riscos que a doença causa quando descoberta em um estágio avançado e os efeitos colaterais causados pelo tratamento.

          O palestrante Abel Peter em sua fala explicou o que é o câncer de próstata, algumas de suas causas e consequências, fatores de risco, os quais estão ligadas ao estilo de vida que os homens levam, o consumo de fumo, álcool e outras drogas, vida sedentária, a falta de lazer, entre outros que precisam ser prevenidos. Apresentou os casos de hereditariedade, apontando que quando diagnosticados em tempo são possíveis de curar. Outro ponto importante, trazido pelo palestrante, foi à importância da realização dos exames preventivos após os quarenta anos e fundamental que sejam realizados anualmente a partir desta idade.

          O encontro foi bastante produtivo e todos puderam obter informações e conhecimentos importantes para realmente haver o cuidado e a prevenção quanto à saúde do homem. Estas iniciativas promovem uma cultura preventiva e que muda visões quanto á preconceitos e discriminação em relação a determinadas temáticas que são indispensáveis serem abordadas e tratadas como a saúde do homem.

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 36 visitantes e Nenhum membro online