ENCONTRO COM IDOSOS NO CRAS: DIREITOS E DEVERES DA PESSOA IDOSA

IMG 0154           A Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social – SMHAS, através do Centro de Referência da Assistência Social – CRAS, realizou no último dia 26 de setembro de 2018, o Encontro com os Idosos no CRAS, que teve como temática a relação de Direitos e Deveres à Pessoa Idosa. O encontro foi ministrado pelo acadêmico de Direito da UCEFF – Unidade Central de Educação FAEM Faculdade LTDA de Itapiranga – SC, Adriano Jardel Habitzreiter.

            Este encontro teve como objetivo informar, trazer conhecimento de leis e de procedimentos legais que viabilizem a relação de cuidado e garantia de direitos a pessoa Idosa. Os Idosos presentes puderam contribuir através de questionamentos, dúvidas, bem como, trazer presentes as suas experiências. Na oportunidade, também foi abordada a participação e a temática da I Conferência Microrregional da Pessoa Idosa, que também aborda, em um de seus eixos, o enfrentamento a violação de direitos a pessoa Idosa, a qual, acontecerá no dia 11 de outubro de 2018 no município de Tenente Portela e contará ainda, com a participação dos Idosos dos Municípios de: Barra do Guarita, Vista Gaúcha, Redentora e Derrubadas.

            Segundo a coordenadora do CRAS Sirlei Daiani Becker, que também faz parte do Conselho Municipal do Idoso, “esta temática abordada é fundamental, pois, por mais que nosso município seja de pequeno porte, ainda encontramos casos de abandono, negligência e abuso contra os idosos. E, estes casos, precisam ser pensados junto com a rede de apoio para que atitudes e ações sejam sempre tomadas em benefício à pessoa idosa. Acreditamos, enquanto CRAS, que informação e conhecimento a pessoa idosa é indispensável para que os mesmos possam protagonizar e buscar, sempre que necessário, os seus direitos”, conclui Sirlei.

IMG_0144.jpg IMG_0145.jpg IMG_0151.jpg

IMG_0153.jpg IMG_0154.jpg IMG_0158.jpg