PALESTRA REFERENTE A DESPERDÍCIO E APROVEITAMENTO INTEGRAL DE ALIMENTOS NA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DUQUE DE CAXIAS.

WhatsApp Image 2018 08 16 at 11.57.13 1         No dia 15 de agosto de 2018 a nutricionista Luciani Moresco Eickhoff, em parceria com as professoras Lucineyde Tonello, Marlise Balest, Clébia Goldschmit e a diretora Caciani Scapini realizou um trabalho de educação Nutricional sobre desperdício e Aproveitamento integral de Alimentos, com os alunos do turno da manhã da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias. A nutricionista deu início à palestra falando sobre o desperdício de alimentos, enfatizando em números a quantidade do mesmo no mundo, após mostrou um vídeo “Fome no Mundo”. Em seguida a nutricionista introduziu o assunto do aproveitamento Integral dos alimentos, onde enfatizou que os alimentos são desperdiçados de várias formas: pela produção em excesso, ao caírem dos caminhões durante o transporte, ficando em estoque... Entretanto, boa parte do desperdício ocorre exatamente onde o alimento deveria ser aproveitado: na cozinha. O descarte de cascas, sementes e raízes que poderiam ser usadas em diversas receitas é um exemplo de como jogamos na lixeira o que deveria estar no prato. E a maneira de combater este processo, é o planejamento na hora de ir às compras e da conservação, e por meio de aproveitamento integral, sempre aproveitando o máximo todas as partes comestíveis do alimento, fazendo com que haja menos lixo acumulado, menos dinheiro gasto em vão e melhor distribuição de mantimento.

           A nutricionista ainda enfatizou que os nutrientes estão presentes em partes geralmente descartadas dos alimentos, como sementes e cascas, entrecascas, folhas e talos.  Muitas pessoas perdem a oportunidade de produzir pratos deliciosos e saudáveis, causando acúmulo de lixo orgânico e desperdício de mantimentos que poderiam estar nos pratos de muitos brasileiros. O aproveitamento integral consiste em pequenas mudanças no cotidiano que fazem um grande bem para o indivíduo, para o meio ambiente e para a sociedade como um todo.  Afinal, em uma boa cozinha nada é desperdiçado.

          A nutricionista ainda mostrou alguns exemplos de receitas de Aproveitamento Integral de alimentos e para finalizar passou o vídeo “Recicle Alimentos”.

WhatsApp_Image_2018-08-16_at_11.57.13.jpeg WhatsApp_Image_2018-08-16_at_11.57.13_1.jpeg