PROFESSORES E ALUNOS DAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE DERRUBADAS REALIZAM EXPEDIÇÃO INVESTIGATIVA

Nos meses de março e abril do corrente, os alunos e professores das Escolas da Rede Municipal de Derrubadas realizaram expedições investigativas. As expedições investigativas consistem em visitas realizadas pelos alunos, em locais distintos, pensados e planejados pelos professores das turmas a partir do currículo (planos de estudo). Durante a realização das visitas, os alunos são instigados a observarem todo o contexto (que acontece no trajeto e local a ser visitado). Ainda, realizam perguntas elaboradas juntamente com a turma e de interesse pessoal de cada aluno. Ao retornarem para a escola, escolhem junto com os professores algo que gostariam de estudar durante o ano letivo, e a partir dessa escolha os professores tem o desafio de adequar os conteúdos do currículo.

Nesta perspectiva, os alunos da Rede Municipal de Derrubadas realizaram visitas a diferentes locais, cada um com objetivos correspondentes ao ano que frequentam. Segundo relato dos professores e alunos envolvidos, as visitas foram de extrema relevância despertando diversos interesses como poderão ser observados a seguir:

Expedições da Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande:

As turmas do 1º e 2º ano participaram de um momento de Contação de História junto à praça municipal de Derrubadas. Ambas as turmas realizaram esta atividade com o objetivo de visitar o “Ninho da Leitura” e introduzir o hábito da leitura junto ao processo de alfabetização, tendo o livro como ferramenta desta prática.

AI 1 ano Copy AI 2 ano Copy

As turmas do 3º e 4º ano visitaram a Agroindústria Familiar Guerra em Tenente Portela. Os alunos do 3º ano tiveram por objetivo visualizar a utilização das frutas enquanto alimento natural e saudável na alimentação. E o 4º ano objetivando apreciar e valorizar a alimentação de forma correta e adequada.

AI 3 e 4 anos Copy 

As turmas do 5º e 7º ano percorreram os limites e divisas territoriais do Município de Derrubadas. O 5º ano teve como objetivo nesta expedição, conhecer os limites territoriais do município, e os 7º anos objetivaram compreender as demarcações territoriais, diferenciando os tipos de divisas (terrestre e pluvial).

 AF 7 ano Copy

Os alunos do 6º ano realizaram visitação a pontos turísticos da cidade de Ametista do Sul, com o objetivo de conhecer os garimpos em atividade neste município.

AF 6 anos Copy

Alunos dos 8º anos foram à cidade de Braga-RS onde visitaram a Fazenda da Esperança, com o objetivo de compreender a necessidade da criação de um espaço para tratamento de dependentes químicos na região.

AF 8º ANO Copy

E os alunos do 9º ano se deslocaram a Taquaruçu do Sul para a visitação a Usina Hidrelétrica Granja Velha Fortaleza, objetivando descobrir como é realizada a produção de energia através da água.

AF 9 ano Copy

Expedições da Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias:

Os alunos e professores das turmas do 6º e 7º ano, com o objetivo de observar os impactos dos agrotóxicos no solo, realizaram a expedição investigativa junto ao laboratório da UCEFF , polo de Itapiranga.

DUQUE DE CAXIAS 3 Copy

Os alunos do 8º e 9º ano, com o objetivo de verificar e compreender de onde vêm os alimentos consumidos na escola realizaram a expedição investigativa na Agroindústria Guerra, para conhecer a agroindústria, sua organização e o processo de fabricação do doce de frutas consumido no café da manhã da escola.

DUQUE DE CAXIAS 4 Copy

           As turmas do 3º; 4º e 5º ano, deslocaram-se até e Escola Salto Grande, com objetivo de observar o ambiente escolar, percebendo possibilidades de melhorias no espaço da escola que estudam. Também tinham como intenção visitar a biblioteca e escutar uma contação de história. Além disso, buscou-se saber o que as pessoas que trabalham no local, destacam como positivo.

DUQUE DE CAXIAS 2 Copy

As turmas do 1º e 2º ano, também realizaram a expedição investigativa na Escola Municipal de Ensino Fundamental Salto Grande, para visualizar o espaço da escola, bem como a forma como o ambiente estava organizado. Além disso, também visitaram a biblioteca e escutaram uma contação de história.

DUQUE DE CAXIAS 1 Copy

As turmas de Pré I e Pré II realizaram a expedição investigativa na Escola Municipal de Educação Infantil Meu Primeiro Passo, para interagir com a turma do Pré-escolar II desta Escola. Também aproveitaram a oportunidade para utilizar os brinquedos que estavam à disposição nesse espaço.

DUQUE DE CAXIAS 5 Copy

Expedições da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Siqueira Campos:

Nas turmas de Educação Infantil (Pré I), 1º e 2º ano desta escola, o processo da expedição investigativa teve início no momento em que a professora começou a organizar com os alunos o cantinho da leitura. Após alguns dias, os mesmos deslocaram-se até a biblioteca municipal Salto Grande, para vivenciar um momento de contação de história.

Escola Tenente 2 Copy

As turmas de 3º, 4º e 5º ano, realizaram a expedição investigativa nos arredores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Tenente Siqueira Campos. Tal expedição teve por objetivo demonstrar e dialogar sobre atitudes de preservação em relação ao ambiente no qual os alunos fazem parte.

Escola Tenente 1 Copy

Expedições da Escola Municipal de Ensino Fundamental Juscelino K. de Oliveira:

As turmas da Educação Infantil (Pré I e Pré II), realizaram a expedição investigativa em dois espaços públicos na Sede do Município: o posto de saúde e o centro de fisioterapia. Na visita ao posto de saúde os alunos dialogaram com o dentista, a nutricionista, o doutor e as enfermeiras, sobre os principais cuidados com o corpo humano. Já no centro de fisioterapia conversaram com as fisioterapeutas sobre a importância dos exercícios físicos.

Escola Juscelino 3 Copy

Os alunos das turmas do 1º; 2º e 3º ano realizaram a expedição investigativa na sede do município de Derrubadas para visitar os animais expostos em frente ao Centro Turístico. Além disso, deslocaram-se até o CIGRES, na cidade de Seberi, para conhecer como acontece a reciclagem do lixo produzido pelas famílias do município.  

Escola Juscelino 1 Copy

As turmas do 4º e 5º ano, com o objetivo de verificar qual o destino do lixo que chega ao CIGRES, bem como do lixo produzido no município de Derrubadas e compreender o processo de separação, realizaram a expedição investigativa deslocando-se até o CIGRES no município de Seberi. Entre as diversas aprendizagens os alunos puderam aprender qual o destino dado aos produtos que chegam até aquele local.

Escola Juscelino 2 Copy

Expedições da Escola Municipal de Educação Infantil Meu Primeiro Passo:

A turma do Berçário II realizou o processo de expedição investigativa por meio de uma atividade preparada e desenvolvida pelas professoras da turma. Desta forma, organizou-se um caminho de TNT azul, que direcionou as crianças até uma cortina verde de tiras vazada. Ao chegar até a cortina deparavam-se com um carrinho de bebê feito com melancia e diversas frutas coloridas. Após a visualização e surpresa as crianças foram convidadas a degustar e sentir as texturas diferentes de cada fruta.

EXP. BII Copy

A turma do Berçário I realizou o processo de expedição investigativa por meio da exploração de diferentes cantinhos de aprendizagem, entre eles: Fazendinha (diferentes tipos de animais representados por ursos de pelúcia); Objetos/brinquedos sonoros (tapete dos bichinhos de borrachas borracha e chocalhos); Casinha encantada (diferentes brinquedos, bolinhas e livros); Barco e piscina de bolinhas (bolinhas coloridas). As crianças exploraram os espaços e se divertiram com os diferentes materiais. Este momento foi planejado e desenvolvido pelas professoras em sala de aula.

EXP. BI Copy

A turma do Maternal I realizou a expedição investigativa deslocando-se até o Centro de Referência - CRAS, local em que vivenciaram diferentes atividades como: dança, canto (músicas infantis), interagiram com o palhaço nas cantigas de roda e experienciaram o contato com diferentes instrumentos musicais.

EXP. MI Copy

A expedição investigativa da turma do Maternal II teve início no refeitório da escola, momento em que os alunos perceberam o som que vinha do ventilador que estava localizado na sala ao lado da mesa de refeição. Após esse momento a professora organizou um biombo no ambiente externo, para exploração dos diferentes sons, que eram presentes em livros, no violão, na natureza, corpo, nos copos e talheres e na Banda Marcial Municipal.

EXP. MII Copy

Os alunos da turma do Pré I realizaram o processo de expedição investigativa com a realização de uma atividade na sala de aula. Momento este planejado e organizado em forma de “rodinha” em frente ao espelho. Inicialmente a professora dialogou com os alunos referente à atividade que seria desenvolvida em frente ao espelho. Na sequência os mesmos foram convidados individualmente a ir até o espelho, olhar-se e (re) conhecer-se. Foi dialogado sobre as características do corpo em especial, sobre: cor do cabelo, da pele, dos olhos, a altura e estatura.

            EXP. PRÉ I Copy

            A expedição investigativa dos alunos do Pré II foi realizada inicialmente por meio de diálogo em sala de aula, momento em que os alunos foram instigados a contar fatos de suas histórias favoritas. Na sequência realizou-se visitação em diferentes espaços da escola, como o cantinho da leitura e a biblioteca. Neste local todos tiveram a oportunidade de pegar o livro com o que se identificaram no momento e manusear o mesmo.

           EXP. PRÉ II Copy

Após a realização das expedições investigativas, os professores realizaram a elaboração dos projetos com ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2018, relacionando o tema aos conteúdos programáticos das disciplinas de cada turma. Como culminância, todos os anos no mês de novembro acontece a apresentação dos projetos e seus resultados na Mostra Educacional das Escolas Municipais de Derrubadas.

AF_6_anos_Copy.JPG AF_7_ano_Copy.JPG AF_9_ano_Copy.JPG

AF__8º_ANO_Copy.jpeg AI_1_ano_Copy.JPG AI__2_ano_Copy.JPG

AI__3_e_4_anos_Copy.JPG AI___Copy.jpeg DUQUE_DE_CAXIAS_1_Copy.JPG

DUQUE_DE_CAXIAS_2_Copy.JPG DUQUE_DE_CAXIAS_3_Copy.JPG DUQUE_DE_CAXIAS_4_Copy.jpg

DUQUE_DE_CAXIAS_5_Copy.JPG EXP._BII_Copy.jpg EXP._BI_Copy.jpg

EXP._MII_Copy.jpg EXP._MI_Copy.jpg EXP._PRÉ_II_Copy.jpg

EXP._PRÉ_I_Copy.jpg Escola_Juscelino_1_Copy.JPG Escola_Juscelino_2_Copy.JPG

Escola_Juscelino_3_Copy.JPG Escola_Tenente_1_Copy.JPG Escola_Tenente_2_Copy.JPG