Mapa

Top Panel
- - - - - -

Salto Yucumã

A maior Cachoeira em extensão do Mundo

Read More

Belas Paisagens

Escolas Municipais

Educação de Qualidade

A+ R A-

AS AÇÕES OFERTADAS PELO CRAS DE DERRUBADAS: FORTALECENDO VÍNCULOS SÓCIOS FAMILIARES

cras 553 CopyA Secretaria Municipal de Habitação e Assistência Social - SMHAS, através do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS do munícipio de Derrubadas, vem desenvolvendo várias ações grupais, com o objetivo de atender a população derrubadense: crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, priorizando a população em vulnerabilidade e risco social.

As ações e atividades que o CRAS, oferece e desenvolve são:

Nas segundas-feiras: Grupo infanto-juvenil Acreditar é Preciso, no período da manhã, que tem como objetivo a constituição de um espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. No período da tarde, acontece o Grupo

cras 480 CopyViva Vida Mulher que busca estabelecer e fortalecer os vínculos subjetivos das mulheres participantes, bem como, nos seus relacionamentos familiares e comunitários proporcionando momentos de interação, entretenimento e descontração. No período da tarde e início da noite acontece no espaço do CRAS a Musicalização com objetivo de buscar através da música as várias formas de aprendizagem, físico mental, como também, contribuir no processo de socialização, colaborando com a formação de personalidade e caráter subjetivo do público juvenil e adulto. E, uma vez por mês na segunda segunda-feira do mês, em parceria com a EMATER de Derrubadas, acontece o encontro com as Pessoas com Deficiência - PCDs, tendo como objetivo proporcionar momentos

cras 301 Copy de convivência, inclusão, lazer, descontração e reflexão sobre temas, dinâmicas, brincadeiras e produção de receitas - culinária, possibilitando a participação efetiva de cada usuário do serviço e de seus familiares, inclusive.

cras 615 Copy

Nas terças e quartas-feiras: Tanto nos períodos de manhã e tarde é ofertado no CRAS encontros com público infantil para ações de musicalização, violão, além de artesanato e atividades pedagógicas, com objetivo de proporcionar um espaço de socialização, aprendizado e fortalecimento de vínculos, incentivando a convivência em grupo, no desenvolvimento da cidadania de modo consciente e na relação de identidade, com o seu Eu.

Para o publico Idoso as atividades acontecem na primeira e na quarta quarta-feira do mês, respectivamente. Na primeira quarta-feira do mês o encontro é na sede dos Idosos (CTG de Derrubadas) e na quarta quarta-feira

IMG 0169 Copy

 do mês o encontro é realizado no espaço do CRAS, com o objetivo de proporcionar momentos de convivência, lazer, descontração e reflexão, sobre temas que envolvam o envelhecimento prevenindo situações de risco e violências contra o idoso, além de realizar um trabalho em promoção e prevenção de saúde, garantindo uma melhor qualidade de vida a eles. Neste dia da semana, também acontece à ação de Corte e Costura, com um grupo de participantes que buscam um ambiente de aprendizado relacionado com as técnicas de corte e costura, desenvolvendo a autonomia das participantes, para que possam através de suas produções suprir as suas próprias necessidades e contribuir com um trabalho de geração de renda familiar.

cras 588 Copy

Quanto à quinta-feira, as ações no CRAS estão voltadas ao público infanto-juvenil, as gestantes e as mulheres. A ação de Taekwondo e Capoeira, com o público infanto-juvenil, acontecem nos turnos da manhã e da tarde, semanalmente, objetivando a melhoria de qualidade de vida, proporcionando atividades de integração, inclusão social, estabelecimento de regras e normas básicas para o bom convívio sócio educacional, além de ser uma atividade esportiva saudável que traz inúmeros benefícios aos praticantes. Já, a ação desenvolvida às mulheres, está organizada em dois grupos, que recebem a parceria da EMATER do município e estão focadas na Culinária. Estes encontros acontecem mensalmente com cada grupo e nos períodos de manhã e tarde. Também, quinzenalmente acontece o grupo de Crochê, que tem como objetivo o fortalecimento de vínculos, a inclusão e a cooperação entre as integrantes do grupo para produção do artesanato em crochê. Através dos seus aprendizados, o grupo produz materiais diversos para o seu ambiente e, ou para comercialização. E, uma vez no mês, na última quinta-feira do mês, acontece o encontro com as Gestantes do município, em parceria com a equipe da Secretaria Municipal de Saúde. Esta atividade tem como objetivo um trabalho que visa instruir as gestantes quanto a sua função materna, cuidados pós-parto e com o bebê, além delas participarem de uma oficina de confecção de arranjos para porta do quarto do bebê, enfeites de cestinhas e das lembrancinhas para os mesmos.

20180412 161003 Copy

E, no último dia da semana, na sexta-feira acontece nos períodos da manhã e tarde novamente, a atividade de Corte e Costura, com um grupo de participantes que desejam aprender, relacionar as técnicas de corte e costura, fazendo com que este aprendizado reflita na autonomia das participantes e na possibilidade de com as suas produções suprirem as suas próprias necessidades e contribuírem com um trabalho de geração de renda familiar.

Com a elucidação das ações, das atividades que acontecem no CRAS, é possível perceber que este é um espaço de direitos, que está à disposição da população derrubadense e que tem por seu objetivo maior, a aproximação com as vulnerabilidades sociais, o estabelecimento de vínculos, bem como, o fortalecimento dos mesmos no contexto familiar e comunitário. O CRAS através de sua equipe busca realizar além destas ações semanais já mencionadas: visitas domiciliares, relatórios institucionais e judiciais, reuniões de equipe além de planejamento semanail, para o melhor exercício das atividades.

A equipe do CRAS convida a todos para participarem de suas ações e conhecerem o nosso espaço!

Pesquisa Noticias

Atendimento

Visitantes

Temos 104 visitantes e Nenhum membro online