horário de atendimento

Secretário: João Paulo D. Pereira

Endereço: Avenida Pelotas, 557

Telefone: 55 3616 3068

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira;

 Manhã: 07h 30min às 11h 30min; Tarde: 13h 30min às 17h 30min.

Profissionais da Saúde:

Secretário Municipal de Saúde e Saneamento, Médicos, Odontólogo, Enfermeiros, Técnica de Enfermagem, Agente de Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, Motoristas, Servente, Fiscal Sanitário, Psicóloga, Fisioterapeuta, Nutricionista, Farmacêutico, Artesão e Auxiliar de Consultório Dentário.

 

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA

            Disponibilizar aos munícipes um atendimento de qualidade para que todos possam ter garantia de receber o primeiro atendimento na atenção básica e depois, se necessário, encaminhar para as diversas especialidades de média e alta complexidade.

 

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELA SECRETARIA

ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) PORTARIA Nº 1.886 – 18/12/1997

Objetivos

1- Assegurar o acesso progressivo de todas as famílias residentes no município, as ações de promoção e prevenção, bem como aquelas que precisarem de tratamento mais prolongado e especializado, contribuindo para a democratização e descentralização do conhecimento do processo saúde/doença, buscando informações através de visitas domiciliares diagnosticando casos de patologias de pacientes ainda não identificados.

2 - Coordenar ações de prevenção a doenças; promover o acompanhamento de campanhas de vacinação e distribuição de medicamentos na farmácia da Unidade Básica de Saúde, com receituário médico e orientações de farmacêutico.

            Profissionais do ESF: médico, enfermeiro, técnica de enfermagem, dentista, auxiliar de consultório de dentista e agentes comunitários de saúde.

            Atividades desenvolvidas: visitas domiciliares, atividades em grupos (realizando palestras), atendimento junto ao Sub-Posto de Linha Concórdia, Unidade Básica de Saúde da Sede e na unidade móvel de saúde nas localidades de Barra Grande, Linha Jaques, Belo Horizonte, Dois Marcos, Linha Lebre e Barra da Bonita.

 

NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA (NASF) – PORTARIA Nº 3.124 – 28/12/2012

Objetivo

            Assegurar o acesso progressivo de todas as famílias residentes no município as ações de promoção e prevenção, identificando situações de risco á saúde buscando melhorias das condições de saúde da população.

            Profissionais: fisioterapeuta, nutricionista e farmacêutico.

 

* Grupo + Saúde

            A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento do município de Derrubadas, por meio do Núcleo de Apoio à Atenção Básica – NAAB e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF, promove o GRUPO + SAÚDE, composto por Nutricionista, Psicóloga, Artesão, Fisioterapeuta e outros profissionais da área da saúde.

Contando com acompanhamento psicológico, acompanhamento nutricional, atividades físicas e oficinas terapêuticas, o objetivo deste novo grupo é orientar e propor mudanças no hábito alimentar, incentivando uma alimentação balanceada. Além disso, o grupo buscará estimular um estilo de vida diferenciado, para o bem estar físico e mental dos munícipes derrubadenses, como a prática de atividades físicas.

            Atividades desenvolvidas: visitas domiciliares, atividades em grupos (realizando palestras, exercícios físicos), atendimentos junto Unidade Básica de Saúde.

Exercícios

 

NÚCLEO DE APOIO A ATENÇÃO BÁSICA (NAAB) – RESOLUÇÃO Nº 403/11 – CIB/RS

Objetivo

            Ampliar a participação da população em ações voltadas ao acompanhamento e tratamento de problemas voltados a Saúde Mental.

            Profissionais: psicóloga e artesão.

            Atividades desenvolvidas: visitas domiciliares, atividades em grupos (realizando palestras, confecção de artesanato, exercícios físicos), atendimento junto Unidade Básica de Saúde.

 

* Grupo de Saúde Mental

            O grupo de Saúde Mental, coordenado pela equipe do NAAB, busca a socialização de grupos de pessoas que estejam precisando de apoio em questões físicas e psicológicas, buscando por meio de artesanatos, atividades físicas leves e dinâmicas de trocas de experiência, amparar o munícipe.

encontro3

 

 

* Projeto Social “Acreditar é Preciso”

            O projeto é realizado com as crianças e mulheres do Bairro Missões, Município de Derrubadas, e tem por objetivo a constituição de um espaço de convivência, formação para participação e cidadania, desenvolvimento do protagonismo e de autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária. A equipe do NAAB desenvolve diversas atividades, experiências lúdicas, culturais e esportivas, com palestras e confecções de artesanatos.

 

EQUIPE DE ATENÇÃO BÁSICA

            Objetivo

            Trabalhar a parte preventiva e disponibilizar o primeiro atendimento na atenção básica para que depois se necessário encaminhar para outras especialidades.

            Profissionais: médico, enfermeiro, técnica de enfermagem, farmacêutico, fiscal sanitário, agente de endemias

            Atividades desenvolvidas: realização de aferição de pressão, vacinas, pré-consultas, consultas médicas, preventivos, entrega de medicamentos, visitas em estabelecimentos e domicílios. Realização de ações relacionadas à fiscalização e vigilância sanitárias, contribuindo na conscientização da comunidade derrubadense na erradicação de insetos e pragas transmissores de doenças.