horário de atendimento

Secretária: Cristiane Führ

Endereço: Avenida Pelotas, Nº. 595, 2º piso, Centro Administrativo Municipal.

Telefone: 55 3616 3071

E-mail institucional: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Horário de atendimento: De segunda a sexta-feira;

Manhã: 07h 30min às 11h 30min; Tarde: 13h 30min às 17h 30min

Servidores Municipais lotados na SMECD: Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Professores, Coordenadoras Pedagógicas, Nutricionista, Psicóloga, Motoristas, Auxiliar Administrativo e Serviços Gerais.

 

ATRIBUIÇÕES DA SECRETARIA

             “Educar para aprender a aprender, ser, fazer e conviver.”

            A Secretaria promove a Educação no Ensino Fundamental e na Educação Infantil, na área urbana e rural, incentivando a participação da sociedade, visando o desenvolvimento da pessoa, seu preparo para e exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

            Todo cidadão tem a liberdade de aprender, ensinar e divulgar o pensamento, a arte, a cultura e o saber, garantido igualdade de condições de acesso e permanência na escola.

            A secretaria garante acesso às fontes de cultura, incentivando a produção, a valorização e a difusão das manifestações culturais. Além de investimentos na prática esportiva, incentivando o esporte amador, as atividades esportivas nas diversas modalidades.

 

PROGRAMAS DESENVOLVIDOS PELA SECRETARIA

PROJETO - DANÇAS TRADICIONAIS GAÚCHAS

            A dança é uma forma de promover o conhecimento das qualidades do movimento expressivo.

Objetivos

* Instituir um grupo de danças tradicionais gaúchas no município de Derrubadas levando em consideração a necessidade de promover ações que integram danças, músicas, educação e que contemplem a arte e a cultura como forma de conhecimento e preservação das nossas tradições;

* Valorizar e resgatar a cultura gaúcha através das danças e da nossa tradição;

* Representar o município de Derrubadas em eventos municipais e regionais;

 Apresentações Invernada

PROJETO BANDA MARCIAL MUNICIPAL DE DERRUBADAS

            Por meio deste projeto o Município fará apresentações em eventos a nível municipal e regional.

Objetivo Geral

            Formar uma Banda Marcial Municipal no Município de Derrubadas/RS, trazendo para toda a população e, em especial, aos alunos das redes municipais e estaduais, a oportunidade de aprenderem música;

Objetivos Específicos

* Por meio da música, buscar a formação de cidadãos mais conscientes e equilibrados, trabalhando sua sensibilidade, autoconfiança e auto-estima;

*Buscar a formação de cidadãos mais participativos de sua responsabilidade social;

* Oportunizar o ingresso gratuito às aulas de música e convívio na arte musical;

* Desenvolver a sensibilidade ao ritmo, percepção auditiva, coordenação motora;

* Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo;

* Conceder condições para o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação;

* Dar oportunidade de crescimento social aos alunos, bem como acolhê-los mais tempo na escola ou instituição de convívio social, retirando-os de ambientes invariavelmente influenciáveis e más companhias;

Profissional responsável: Marcio André da Silva Pereira.

BANDA

PROJETO ESCOLA DE FUTEBOL DE CAMPO

            O projeto pretende utilizar o esporte em sua modalidade, o futebol, como expressão de cultura, com ênfase na inclusão social, na participação e na educação, (não excluindo o rendimento), traduzida como um fator de desenvolvimento e transformação humana. No caso das crianças, gerando mais saúde e passando variados conhecimentos (físicos/técnicos/táticos/disciplinares) sobre o esporte futebol, além de agregar valores e principalmente capacitar elas para ingressarem construtivamente na sociedade.

Objetivo geral

            Oferecer a oportunidade de aprendizagem dos fundamentos técnico/táticos do futebol, contribuindo para o desenvolvimento psíco-físico-social das crianças e pré-adolescentes da cidade de Derrubadas, RS, por meio da prática do futebol, utilizando o mesmo como fator de socialização e educação.

Profissionais

- Coordenador do Projeto e Professor Titular (2015/2016): Élver Antonio Vargas (Licenciado/Bacharel em Educação Física, UNIJUI/RS), turno da tarde;

- Professor: Magnus Geroldini (Licenciado/bacharel em Educação Física, UNIJUÍ/RS), turno da manhã;

 Treinos do primeiro dia de atividades

PROJETO ESCOLA DE FUTEBOL E FUTSAL

            O projeto de justificativa pelo fato do Município de Derrubadas – RS ainda não possuir um projeto esportivo nesse âmbito,  sendo  um  sonho  antigo  da  sua  comunidade  e  por ter nesta  haver  um  grande  número  de  crianças  que  “gostam” de  praticar  esportes, principalmente  Futebol e  Futsal.  

Objetivo Geral

            Orientar e passar o máximo possível sobre a prática do Futebol e Futsal, respeitando a individualidade biológica e o desenvolvimento (físico e intelectual) das crianças, utilizando este esporte a favor de socialização e educação.

Objetivos Específicos

* Desenvolvimento de aspectos (físicos /técnicos/ táticos / regras) dos Esportes Futebol e Futsal;

* Desenvolver o espírito esportivo e o trabalho coletivo;

* Melhorar a forma física, e a saúde através do esporte;

* Possibilidade de formar atletas profissionais;

* Motivar a melhora do rendimento escolar (notas e comportamento );

Profissional responsável: Magnus Geroldini

 

PROGRAMA PLANO DE AÇÃO: Planejar para que e por quê?

 Objetivos

            Desenvolver um planejamento em conjunto com professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, das Escolas Municipais Salto Grande, Duque de Caxias, Matias de Albuquerque, Tenente Siqueira Campos, Juscelino K. de Oliveira e Escola Municipal de Educação Infantil Meu Primeiro Passo, visando a importância de um trabalho que definam ações concretas que possam se antecipar aos problemas e dificuldades encontradas ao longo do ano letivo de 2015.

            Criar estratégias em conjunto, analisando situações, decidindo sobre seu encaminhamento e agindo sobre elas, propiciando o desenvolvimento do currículo da escola, visando melhor e mais eficiente desempenho do trabalho didático-pedagógico e a melhoria da qualidade de ensino-aprendizagem.

            A construção de um plano de ação não pode ser estática, portanto, várias adaptações serão feitas no decorrer do período, incentivando a participação de todos os integrantes da comunidade escolar, sendo necessário criar espaços para discussões que possibilitem a construção coletiva do projeto educativo, como também criar e sustentar ambientes que favoreçam essa participação.

           Profissionais:Coordenadoras Pedagógicas Raqueline Rigo Janke, Débora T. dos Santos e Janice Ruff.

 

PROGRAMA “A UNIÃO FAZ A VIDA”

                   Tendo em vista a necessidade de formar indivíduos cooperativos e que possam se identificar com os seus semelhantes nos ambientes educacionais, se faz necessário fortalecer as práticas de convivência, compreendendo-as não apenas como temas, mas como ações incorporadas na vida cotidiana das crianças e adolescentes. Por isso, o fomento à cooperação e ao diálogo entre os indivíduos que compõem um grupo social deve ser enfatizado, pois tais ações podem ser consideradas como experiências mediadoras que possibilitam a construção de comportamentos solidários.

Objetivos

* Promover no âmbito do Programa “A União Faz a Vida” a rede de cooperação que envolve vários agentes através da prática de comunidade de aprendizagem, onde os gestores, parceiros, assessorias pedagógicas e apoiadores unem-se em torno de um objetivo comum: a educação cooperativa;

* Incentivar a cooperação, compreendida como forma de construção social do conhecimento apreendido;

* Desenvolver práticas pedagógicas utilizando a Pedagogia de Projetos;

* Proporcionar a reflexão e o pensamento crítico, oferecendo tempo e respeito às ideias das crianças e adolescentes, para que aprendam a pensar por si mesmos;

Profissionais: SICREDI, Equipe da FAI - Faculdade de Itapiranga e SMECD.

 

 

EVENTOS

Brincando, Pedalando e Mateando na Praça

pedalando90

Olimpíada do Trabalhador Derrubadense

Olimpiada1

Campeonatos Municipais de Futebol de Campo, Futsal, Futebol Sete, Bocha, Bolãozinho e Canastra

Ass. Barra Grande

Desfile Cívico em Comemoração à Independência do Brasil

 desfile20141