horário de atendimento

Após a escolha de seu nome, aprovação do estatuto social e eleição dos representantes do conselho fiscal, diretoria e diretores de departamentos a COOPER UNISALTO deu início na tarde de quinta-feira (27/10/17), ao processo de produção e definição de sua bandeira e logo.

Tendo ciência de que cada componente constituinte da bandeira e logo deverá ter um significado representativo, surgiu a necessidade de se buscar maiores conhecimentos sobre o meio do cooperativismo.  Os associados realizaram na reunião deste dia junto ao laboratório de informática pesquisas sobre cooperativas escolares, bandeiras do cooperativismo, significado de cores, emblema, e demais informações vinculadas à temática de cooperativas escolares, para assim poderem iniciar os primeiros esboços de suas propostas.

DSC02719 CopyDSC02718 Copy

Como conhecimento não é para ser guardado a sete chaves e sim para ser compartilhado, segue em anexo algumas das informações obtidas através da pesquisa realizada pelos associados.

 

O que são cooperativas escolares?

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. Tendo como alicerce deste projeto pedagógico a educação cooperativista, o trabalho e a cooperação que tem por finalidade a convivência, o respeito mútuo, a solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, a cooperação e a realização de objetivos comuns. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes. As Cooperativas Escolares constituem um projeto educativo e está amparado pela lei Nº 8.069, DE 13 DE JULHO DE 1990 do Estatuto da Criança e do Adolescente e da lei nº 5764/71.

Muitas são as cooperativas escolares já existentes, a seguir apresentamos algumas destas:

Untitled 1 Copy

Tendo apoio de um professor orientador, os associados são estimulados ao desenvolvimento da liderança, autonomia, ética e responsabilidade, sendo protagonistas das atividades realizadas, assim as cooperativas escolares constituem um laboratório de aprendizagem do cooperativismo. Através das cooperativas escolares, são vivenciados os sete princípios do cooperativismo:

1º Adesão voluntária e Livre;

2º Gestão democrática pelos membros;

3º Participação econômica dos membros;

4º Autonomia e Independência;

5º Educação, formação e informação;

6º Inter cooperação;

7º Interesse pela comunidade

Qual é a bandeira do cooperativismo?

1 Copy

Primeira bandeira do cooperativismo

2 Copy

Segunda bandeira do cooperativismo

3 Copy

Bandeira Oficial do Cooperativismo desde 2001

A concepção original de uma bandeira do Cooperativismo com as sete cores do arco-íris surgiu do precursor do Cooperativismo na França, Charles Fourier. A primeira bandeira foi oficializada no ano de 1925 e nos anos seguintes, foi aprimorada sendo que em 1932 agregou-se o emblema do cooperativismo. Em 2001 uma nova bandeira foi criada, com uma visão mais moderna, uma bandeira de cor branca e com o logotipo da ACI (ALIANÇA COOPERATIVA INTERNACIONAL) impresso no centro, do qual emergem pombas da paz, representando a unidade dos diversos membros da ACI. Possui ainda um arco-íris, representado em seis cores e a sigla ACI impressa na sétima cor: o violeta. Cada uma das cores presentes na bandeira tem um significado próprio:


Vermelho: coragem.

Alaranjado: visão de possibilidades do futuro.

Amarelo: desafio em casa, na família e na comunidade.

Verde: crescimento tanto do indivíduo como do cooperado.

Azul: horizonte distante, a necessidade de ajudar os menos afortunados, unindo uns aos outros.

Anil: necessidade de ajudar a si próprio e aos outros através da cooperação


Violeta: beleza, calor humano e amizade.


Qual o símbolo universal do cooperativismo?

p Copy

O símbolo ou emblema universal do cooperativismo é um círculo abraçando dois pinheiros, que indicara união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais, a vitalidade de seus adeptos. Tudo isto marcado pela trajetória ascendente dos pinheiros que se projetam para o alto, procurando subir cada vez mais. O círculo representa a vida eterna, pois não tem horizonte final, nem começo, nem fim. O verde-escuro das árvores lembra o princípio vital da natureza. O amarelo-ouro simboliza o sol, fonte perene de energia e calor.