horário de atendimento

DSC 3994 CopyNo último dia 04 de julho a Secretária Municipal de Educação, Cultura e Desporto, professora Cristiane Führ, a Coordenadora Pedagógica da SMECD e Coordenadora do Programa “A União Faz a Vida”- PUFV, professora Raqueline Rigo Janke, do Município de Derrubadas, juntamente com a Assistente Administrativa do Sicredi, Angela Carina dos Santos Pereira, estiveram visitando o município de Nova Palma-RS, para acompanhar o desenvolvimento de uma Cooperativa Escolar que foi criada a partir dos projetos do Programa “A União Faz a Vida”.

Na oportunidade, realizou-se uma reunião com gestora do Município, professores responsáveis pela cooperativa e coordenadora regional do PUFV da superintendência de Santa Maria, momento que houve esclarecimento de dúvidas referente ao processo de implantação da cooperativa escolar COOPENPALMA – Cooperativa Escolar de Nova Palma - fundada em 19.11.2016.

Logo após, os alunos responsáveis pela gerência da Cooperativa realizaram a apresentação das funções da mesma, das ações sociais desenvolvidas pelos alunos e do produto de aprendizagem produzido e comercializado pelos sócios da COOPENPALMA.

Salienta-se que o processo de implantação das Cooperativas Escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas, oportunizando aos alunos o desenvolvimento de princípios de convivência, respeito mútuo, solidariedade, promoção da justiça social, igualdade, autonomia, cooperação e a realização de objetivos em comum.

A fundação de uma cooperativa escolar no município de Derrubadas vem sendo pensada e planejada a partir de um projeto piloto, que será desenvolvido em uma das escolas da Rede Municipal e deverá abranger alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da referida escola.